quarta-feira, 27 de março de 2019

Brass Lancashire - A Revolução Industrial

Bem-vindo à Lancashire do século XVII. O mundo está prestes a mudar do que poderíamos chamar de uma economia quase medieval para o que nós conhecemos como mundo moderno. Essa mudança será chamada de Revolução Industrial, embora os historiadores levarão um tempo para cunhar esse termo...  

Assim começa o manual desse clássico econômico do Martin Wallace lançado em 2007!


O Brass é um dos meus jogos favoritos, pois a Revolução Industrial é uma das minhas eras favoritas da história!

A Revolução Industrial marcou a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 e algum ponto entre a década de 20 e 40 do século XIX (entre 1820 e 1840).

Nessa época Lancashire se tornou o centro da indústria de algodão através dos inventos de algumas mentes científicas brilhantes da época, como Samuel Cromptom e Richard Arkwright, que inventaram e evoluíram a máquina de fiação, permitindo transformar em escala industrial algodão em fios prontos para tecer, e de James Watt, responsável por introduzir melhorias no motor a vapor, um passo fundamental para a Revolução Industrial.

James Watt

 Richard Arkwright

Samuel Crompton

Nessa época a força a vapor foi combinada com novas máquinas que outrora eram operadas por força humana ou animal, moinhos de algodão foram construídos e minas foram cavadas a grandes profundidades para a extração de carvão, necessário para a geração dessa energia.

No jogo, Martin Wallace tenta contar um pouco dessa história, ele conta que o nome do jogo vem da expressão "Where there's muck there's brass", sendo Brass um termo local para dinheiro (Onde há sujeira/porcaria há dinheiro). 

Essa expressão reflete a imagem da sociedade inglesa na época da Revolução Industrial, onde trabalhadores do campo, já sem possibilidade de trabalho devido ao crescimento da indústria, se mudam para a cidade para trabalhar por mixaria. Esse crescimento dos parques industriais nas cidades transformou a paisagem urbana em uma imagem suja e cinza, com famílias vivendo amontoadas em cortiços e em péssima qualidade de vida, tudo em troca de dinheiro.

Brass é um jogo para três a quatro jogadores onde devemos construir e evoluir nossas indústrias visando a exportação de algodão. Para isso contamos com a construção de Moinhos de Algodão, Portos, Estaleiros, Minas de Carvão e Fundições.

Esses dois últimos são os responsáveis pela geração de recursos do jogo, Carvão para alimentar as máquinas e Ferro para a construção das mesmas. Esses recursos são utilizados pelos jogadores e influenciam um mercado no jogo.

Uma partida de Brass é dividida em dois períodos, o Período dos Canais e o Período das Ferrovias, marcando a evolução do transporte industrial.

Durante a Revolução Industrial, no século XVIII se tornou necessário um sistema barato e ágil para transportar matéria-prima e produtos manufaturados entre as cidades, antes dessa época cavalso puxavam carroças por ruas que ficavam cheias de lama e neve durante o inverno, dificultando muito o transporte.
Em 1761 o Duque Bridgewater mandou construir um canal para transportar carvão de suas minas para compradores em Manchester. Essa construção não trouxe lucros para o Duque, mas reduziu pela metade o preço do carvão em Manchester. Alguns anos depois o sistema de canais Grand Cross ligou, por fim, os rios mais importantes da Inglaterra, conectando todo o centro industrial com portos marítimos. Era o início da Era dos Canais da Grã-Bretanha.

 E os canais ainda estão por lá!

Reprodução de uma embarcação da época.

A rede de canais demorou um pouco para ficar completa, e em 1825, quando estava quase cobrindo todo o parque industrial britânico, o engenheiro George Stephenson inaugura a ferrovia Stockton-Darlington, ligando as duas regiões. Foi a primeira companhia ferroviária pública estabelecida no mundo com uma locomotiva a vapor.

Selo da Companhia Ferroviária

A Revolução Industrial é uma das minhas épocas favoritas da história, pois não revolucionou apenas o campo industrial mas também o campo econômico e social, é nessa época que nasce o pensamento liberal de Adam Smith, o socialismo utópico estabelecido por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier e o socialismo científico de Marx e Engels. Também nessa época nasceram o movimento Cartista e Ludista, e foram organizados os primeiros movimentos sindicais.
 
A Revolução Industrial foi a base para muito do que temos hoje no campo da indústria e da economia, e você pode vivenciar tudo isso jogando Brass!!
 
A Conclave está trazendo esse ano o Brass Lancashire e o Brass Birmingham. O Lancashire é uma reedição do jogo de 2007, com um novo design e bem mais bonitão! 
 
Brass Lancashire
 

  Edição de 2007


Algumas mudanças foram feitas de uma edição para a outra, mas é basicamente o mesmo jogo! O Brass Birmingham eu ainda não tive a oportunidade de jogar, assim como a nova edição do Lancashire.

Então fica aí a dica para a Conclave, um programa histórico especial sobre Brass e a Revolução Industrial! Que tal?
 
 
 Aproveitando para dizer que a Bravo Jogos está fazendo a pré-venda do Brass!! 
Confira AQUI!
 
 
 
Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com
 

terça-feira, 26 de março de 2019

Boas vindas ao nosso novo parceiro!

Fala meus amigos!! Gostaria de anunciar e dar as boas vindas ao nosso novo parceiro, a loja Bravo Jogos!

Leu um review aqui no blog e quer saber se o jogo existe no mercado brasileiro? Dá uma olhada na Bravo Jogos clicando no link aqui na barra lateral!

SEJAM BEM-VINDOS!


quarta-feira, 20 de março de 2019

As Façanhas de Endeavor: O Trajeto de Vênus


Fala meus amigos! Estou de volta para mais um post da série As Façanhas de Endeavor, e hoje vamos observar um fenômeno astrológico, o Trajeto de Vênus!

O Trajeto de Vênus é um fenômeno que marca a passagem do planeta Vênus na frente do Sol, semelhante a um eclipse solar, e esse fenômeno só é possível com o alinhamento do Sol, Vênus e Terra.

No ano de 1768 esse fenômeno aconteceu, foi o mesmo ano da primeira expedição científica pelo Pacífico encabeçada pela Royal Society - uma instituição britânica destinada à promoção do conhecimento científico. Para liderar essa expedição foi escolhido o comandante James Cook, a bordo do navio HMS Endeavor, para levar os membros da Royal Society ao Taiti onde o Trajeto de Vênus seria observado.
HMS Endeavor

 James Cook foi um explorador e cartógrafo inglês que posteriormente alcançou a patente de capitão da Marinha Real Inglesa. Ele foi o primeiro europeu a fazer contato com a costa leste da Austrália e Havaí. Ele também foi responsável por cartografar e registrar várias ilhas pelo pacífico durante suas três viagens que vez por esse oceano. Ele é considerado o Pai da Oceania.

James Cook

Vamos falar do nosso querido Endeavor: Age of Sail então? Vamos! Para essa façanha temos um novo "mapinha" na carta da Façanha que mostra o trajeto feito por Cook pelas ilhas do Pacífico Sul. Temos também novos componentes, que são os Marcadores de Trânsito.


E como funciona isso no jogo, vamos lá! Para ativar a façanha devemos destravar as regiões da América do Sul e Extremo Oriente. Cook em suas viagens pelo Pacífico Sul navegou pelo sul da América do Sul em direção ao Extremo Oriente, descobrindo as ilhas pelo pacífico.
Na carta da Façanha existe uma reserva de Marcadores de Trânsito, e cada vez que um jogador realiza a ação de Ocupação ou Navegação, ele deve pegar um disco de seu porto e, começando pelo INÍCIO do mapa e seguindo o caminho, colocar um de seus discos. Após a colocação do disco ele deve escolher um Marcador de Trânsito e ganhar seu benefício.
Depois do Taiti o caminho no mapa se divide entre Nova Zelândia e Austrália, mantendo o tema das viagens de Cook!

A segunda habilidade da carta é através da ação de Compra, o jogador vai remover uma ficha de Atributo Riqueza de seu tabuleiro pessoal e colocar em um espaço da Trilha de Financiador na carta da Façanha, e imediatamente vai receber seu benefício indicado.

A Trilha de Financiador vai ficando cheia de Fichas de Riqueza no decorrer do jogo. Quando o jogo terminar, se o Taiti for alcançado, o jogador que tiver mais fichas na trilha do Pacífico Sul vai ganhar um ponto de Glória para cada Ficha de Riqueza que tiver na Trilha do Financiador. Além da Glória recebida pelos símbolos no mapa!

Viajar pelo Pacífico Sul e mapear suas ilhas foi um grande empreendimento da Coroa Britânica!

Espero que tenham gostado!
Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com



 









terça-feira, 12 de março de 2019

Crusaders - Rumo à Terra Santa


Hoje vamos voltar para o século XI junto com nobres, reis, padres, mendigos e (talvez) crianças para tomar a Terra Santa e Jerusalém das garras infiéis e estabelecer o controle cristão dessas terras!

Estou falando de Crusaders: Thy Will Be Done, jogo da Tasty Minstrel Games (TMG) e trazido para o Brasil pela Kronos Games.

Crusaders é um jogo com um leve controle de área onde o jogador é um Grão-Mestre de uma das ordens de cavalaria da época das Cruzadas e deve espalhar sua influência pela Europa rumo ao oriente combatendo inimigos!

Para quem quiser um resumo de como é o jogo, sugiro a análise do amigo Cacá (E aí, tem jogo?), está muito boa! Agora vamos matar a curiosidade sobre as ordens de cavalaria!

O jogo trás 10 ordens que são sorteadas no início da partida e dão uma assimetria pra o jogo, são ordens que não necessariamente coexistiram e algumas existem até hoje.

A Ordem do Santo Sepúlcro foi fundada em 1099 e é considerada uma das mais antigas, ela continua a existir e é protegida pela Santa Sé. Seu fundador foi o Duque Godofredo de Bulhão, um dos líderes da Primeira Cruzada e o primeiro governante do Reino de Jerusalém. 
Após a conquista de Jerusalém foram feitos votos de obediência sob o juramento de dar a própria vida em proteção ao Santo Sepulcro, onde segundo a tradição, Jesus teria sido crucificado.
A Ordem existe até hoje, e sua responsabilidade é de cuidar do Patriarcado Latino de Jerusalém (arquidiocese).

Cruz da Ordem do Santo Sepulcro

Os Calaveiros Hospitalários nem sempre tiveram esse nome e não nasceram como uma ordem militar. Durante a Primeira Cruzada alguns mercadores fundaram em Jerusalém uma casa religiosa para recolher os peregrinos, essa casa cresceu e passou a operar sob a Igreja de São Bento, contando mais tarde como um hospital. Essa iniciativa foi financiada por um tempo pelo Duque Godofredo de Bulhões e essa iniciativa veio a ser conhecida como a congregação de São João Batista. Em 1113 essa congregação é reconhecida pelo Papa e alguns anos depois  esse serviço de proteção aos doentes passaria a contar também com serviços militares, fundando assim a Ordem dos Cavaleiros Hospitalários. Essa ordem surgiu em função das ameaças muçulmanas que os cristãos sofriam em sua jornada de fé para a Terra Santa. Essa ordem sobreviveu à Idade Média e recebeu de Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico a doação da Ilha de Malta, em 1530. Assim os Hospitalários mudam de nome para Ordem de Malta.

Cruz de Malta, dos Cavaleiros Hospitalários 

Há um pequeno deslize no tile dos Cavaleiros Hospitalários no jogo, a colocando com o fundo vermelho, essa cor foi adotada muito depois das Cruzadas.

A Ordem de Santiago recebeu o nome do patrono da Espanha, São Tiago, e pra mim não foi bem uma ordem a participar das Cruzadas no "sentido clássico", vou explicar... Os Cavaleiros de Santiago lutaram sim contra os muçulmanos, e isso conta como uma cruzada religiosa. A Ordem foi criada para proteger os peregrinos que viajavam pelo Caminho de Santiago de Compostela, e eles ajudaram a derrotar os mouros na Península Ibérica durante a Reconquista. 
Por ter uma das cruzes mais legais das ordens de cavalaria, eu acho que mereceu estar no jogo!

Cruz da Ordem de Santiago

Os Cavaleiros de São Lázaro são uma das ordens menos conhecidas, foi fundada em um hospital que cuidava de doentes com hanseníase (lepra), e seus membros cuidavam desses enfermos. Dizem que alguns de seus cavaleiros também possuíam a doença. Seu objetivo era defender a fé cristã e cuidar dos enfermos que sofriam dessa doença. 

Cruz da Ordem de São Lázaro


As Ordens de Calatrava, Alcântara, Aviz e Montesa compartilham origens...

A Ordem de Calatrava foi a primeira Ordem fundada em Castela. No ano de 1150 o Rei Afonso VII de Leão doou aos Cavaleiros Templários  os domínios do Castelo de Calatrava para que eles defendessem os domínios das invasões dos Mouros. A ordem cresceu muito rápido e em 1164 foi reconhecida e ratificada pelo Papa Alexandre III.

Em 1214 a defesa da vila de Alcântara foi outorgada à Ordem de Calatrava, mas eles renunciaram à defesa quatro anos depois, foi então que Afonso IX de Leão concedeu esse direito para os recém formados Cavaleiros de São Julião. Por terem como base a vila de Alcântara, e devido ao desaparecimento do seu nome original,  a partir de 1253 seus mestres começaram a se intitular Mestres da Ordem de Alcântara.

Outra história envolvendo a Ordem de Calatrava diz respeito a sua chegada em território português e a fundação da Ordem de Aviz a primeira ordem de cavaleiros de Portugal. A fundação da Ordem de Aviz é coberta por lendas e teorias. Uma dessas teorias é de que em 1166 os Cavaleiros de Calatrava formaram uma milícia em Évora, nascendo assim a Ordem de Aviz, porém essa teoria é desacreditada. O que liga a Ordem de Aviz à Ordem de Calatrava foram doações feitas à milícia de Aviz pela Ordem de Calatrava.
 
A Ordem de Montesa sequer participou das Cruzadas... Foi fundada em 1317, após o fim da Ordem dos Cavaleiros Templários, e também tem relação com a Ordem de Calatrava! Após a morte de Afonso I de Aragão, em 1134, seus domínios foram repartidos entre os Templários, Hospitalários e a Ordem do Santo Sepúlcro, nascendo assim um ramo Aragonês dos Cavaleiros Templários. Esse ramo foi inocentado no julgamento dos Templários, mas a Bula Papal de Clemente V, que suprimiu a Ordem dos Templários também foi aplicada a esse ramo. Em protesto, Jaime II de Aragão solicitou ao Papa os rendimentos auferidos em Aragão e Valença para que ele fundasse uma ordem militar para defender as fronteiras contra os Mouros e piratas.
O pedido não foi atendido pelo Papa Clemente V, mas sim pelo seu sucessor João XXII. A ordem foi filiada à Ordem de Calatrava, de onde recebeu seus dez primeiros cavaleiros.

Cruz da Ordem de Calatrava

Cruz da Ordem de Alcântara

Cruz da Ordem de Aviz

Cruz da Ordem de Montesa

 

Os Cavaleiros Teutônicos foram uma ordem muito poderosa durante as Cruzadas ao lado dos Templários e Hospitalários. Foi fundada durante a Terceira Cruzada em 1190 na cidade de Acre, norte de Israel para auxiliar os germânicos feridos.
Após o fim das Cruzadas a Ordem se mudou para o norte da Europa para ajudar na defesa de fronteiras da Romênia e Hungria. A Ordem ressurgiu em 1929 como uma ordem puramente religiosa destinada à caridade.
 
Cruz Teutônica (uma das primeiras variações)
 

Cruz Teutônica atual

Por fim, a Ordem Templária ou a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão foi fuindada no final da Primeira Cruzada para proteger os cristãos que começaram a peregrinar para Jerusalém após a conquista em 1096. Foi fundada por Hugo de Payens (falo dele no post sobre o jogo Troyes) em 1118 e oficializada no Concílio de Troyes em 1129.
De uma "pobre ordem" ela cresceu e se tornou uma das Ordens de cavalaria mais famosas devido às Cruzadas.

A Ordem dos Templários se torna riquíssima, chegando a emprestar dinheiro para o Rei Felipe IV da França, que após a cobrança das dívidas pelos Templários usou de sua influência com o Papa Clemente V para a criminalização e extinção da Ordem, os acusando de heresia e diversos outros crimes.

O jogo Crusaders: Thy Will Be Done é um jogo muito legal e gostoso de se jogar, mas é cheio de inconsistências históricas. O manual do jogo diz, por exemplo, que:

"Conforme as ordens crescem em força, o Rei Felipe fica apreensivo, eventualmente vindo a convencer o Papa a dissolvê-las, o que marca o fim do jogo. [...] Neste ponto, a Ordem do Templo e outras ordens similares se tornaram tão poderosas e influentes que o Rei Felipe as dissolveu!"
Não foi bem assim... Ele dissolveu a Ordem dos Templários. Mas o próprio autor deixa claro que a inclusão das Ordens de Cavalaria no jogo foi uma "licença poética" para que em um jogo competitivo os jogadores não pertencessem a um mesmo grupo! Mandou bem!

Deixo aqui, para encerrar a declaração do autor no manual do jogo.

"Este jogo de estratégia não se baseia nas Cruzadas em si, mas na influência crescente das ordens de cruzados, tais como os Cavaleiros Templários, conforme criavam uma grande infraestrutura econômica, desenvolviam uma das primeiras formas de comércio bancário e construíam fortificações por toda a Europa, até ficarem tão influentes que o Rei Felipe, em débito para com eles e temeroso do seu poder, os dissolveu (e pior). Essa é, basicamente, a história dos Cavaleiros do Templo. Usamos licença poética para incluir outras ordens militares no jogo, das quais somente algumas atuaram junto aos Templários e muitas das quais não compartilharam o mesmo destino."

Bem, quer ler outros reviews sobre o Crusaders? Tá aí os links!





Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com




quarta-feira, 6 de março de 2019

Francis Drake - Pirataria na Era Elisabetana


Contexto histórico: Rainha Isabel I, Felipe II (União Ibérica), Invencível Armada, Pirataria Semi-Oficial.

Francis Drake é um jogo de 2013, do designer Peter Hawes e publicado no Brasil pela Meeple BR. Em Francis Drake estamos competindo para ver quem consegue suprir por completo (com tripulação, mantimentos, pólvora, etc) os nossos navios para então zarpar em direção às terras espanholas na América e fazer aquela boa e tradicional pirataria!

Isabel I da Inglaterra

Mas vamos entender tudo isso direitinho com aquele contexto histórico! Antes de tudo precisamos entender algumas coisas.
Portugal e Espanha, na Europa, foram os pioneiros nas navegações, os demais reinos demoraram um pouco a entrar para essa aventura devido a questões internas que ainda estavam para ser resolvidas, a Inglaterra por exemplo estava envolvida em guerras, assim como a França.

Por conta desse "atraso" a Inglaterra ficou fora da festa do roubo de ouro e prata da América, e depois de tanta guerra precisava reabastecer os cofres da coroa. Inglaterra e Espanha já tinham algumas rusgas por questões religiosas, Inglaterra protestante havia condenado outras formas de expressão do cristianismo pela Europa, e a Espanha Católica não poderia ficar calada.

Juntando tudo isso, a Rainha Isabel I (ou Elisabeth I, se preferirem) meio que "autorizou" a pirataria no Caribe, como uma forma de expansão marítima e enriquecimento, já que os navios espanhóis carregavam sempre muito ouro e prata da América.

E quem foi Francis Drake? 
Pois bem, ele foi um capitão inglês, vice-almirante do Reino da Inglaterra. Ele começou como corsário à serviço da Rainha Isabel I.
Francis Drake

Ele ficou mais conhecido por suas aventuras no Caribe e sua luta incessante contra Felipe II da Espanha. Uma das suas maiores façanhas foi ser o segundo em comando na Batalha de Gravelines, que aconteceu no Canal da Mancha perto de Gravelines, na França. Nessa batalha Drake ajudou a marinha Inglesa a derrotar a Invencível Armada, como era conhecida a frota espanhola reunida por Felipe II em 1588 para invadir a Inglaterra.
Felipe II da Espanha

No jogo o que temos são jogadores participando as incursões no Caribe, nós devemos correr para abastecer nossos navios em cada uma de três viagens para saquear e lutar contra os espanhóis no Caribe, recebendo a ajuda de Francis Drake e da Rainha Isabel I, saqueando cidades, fortes e galeões, e assim roubando ouro, prata e joias para no final ganhar mais pontos de vitória e se consagrar o vencedor!
Francis Drake foi uma grande surpresa pra mim! Um jogo bem divertido, apertado e muito disputado! RECOMENDO!

Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com