quinta-feira, 27 de junho de 2019

Hora do Intervalo: Hanabi



Estou de volta meus amigos! E hoje vamos falar do vencedor do Spiel des Jahres de 2013! Solta o morteiro que hoje é dia de Hanabi, clássico cooperativo de cartas de Antoine Bauza!

Antes de começar quero agradecer mais uma vez à Papergames por confiar no trabalho desse blog, que agora também é podcast!

Vamos lá! Hanabi é um jogo cooperativo de cartas que já começa com uma peculiaridade muito interessante, a mão de cartas dos jogadores fica virada para fora, para que todos os outros jogadores, menos você, saibam o que você tem na mão.

No Hanabi nós somos pirotécnicos, e por acidente misturamos os ingredientes e agora precisamos separar tudo para o grande festival de fogos.

Qual é a do jogo?
O objetivo do jogo é criar cinco fogos de artifício de cores diferentes e para isso devemos dar dicas para os outros jogadores sobre que cartas baixar para a mesa sem falar descaradamente qual escolher!
Na sua vez de jogar você deve escolher uma dentre três ações, que são:

Dar uma informação: O jogador pega uma das cartas de dica (azul) de dentro da tampa da caixa (isso faz parte do setup!), descarta e dá a outro jogador uma informação que pode ser sobre uma cor, apontando as cartas e dizendo quais suas cores, ou dando uma informação sobre o valor, da mesma forma que fez com as cores.

Carta de dica e carta de penalidade

Descartar uma carta: O jogador descarta uma carta da sua mão e devolve uma carta de dica para dentro da tampa da caixa do jogo. Então ele pega uma nova carta, sem olhar...

Jogar uma carta: O jogador pega uma carta da sua mão e baixa para a mesa, nesse caso há duas possibilidades. A carta começa ou continua ou completa um fogo de artifício, ou a carta não começa, não continua e também não completa um fogo de artifício, nesse caso a carta é descartada e você deve colocar uma carta de penalidade (vermelha) dentro da tampa da caixa do jogo. Nos dois casos o jogador deve comprar uma nova carta.
Cartas do jogo

As cartas baixadas devem seguir uma sequência de 1 a 5, que são os valores dos fogos. Quando completamos uma sequência com o número 5, aquele tipo de fogo de artifício estará pronto.

Fim do jogo:
Uma partida de Hanabi pode terminar de três formas. 
Quando a terceira carta de penalidade for colocada na tampa da caixa. A partida termina na hora e os jogadores perdem.
Se os pirotécnicos conseguirem completar os 5 fogos de artifício, nesse caso todos ganham a pontuação máxima de 25 pontos!
Ou se um pirotécnico pega a ultima carta do baralho, nesse caso cada jogador irá jogar mais uma vez, incluindo quem pegou a última carta, e então a pontuação dos jogadores é calculada somando os valores das cartas de maior valor de cada tipo!

O Hanabi ainda vem com uma expansão, a Avalanche de Cores! São cartas multicoloridas que são misturadas no baralho, e que contam como uma sexta cor, e com elas o objetivo do jogo muda, fazendo com que os jogadores tenham que montar seis fogos ao invés de 5, alterando também a pontuação máxima para 30.

Cartas da expansão

É um jogo super simples e excelente! A Papergames mais uma vez mandando super bem!

Se quiser saber mais sobre minhas impressões do jogo, dá uma escutada no JH Podcast! O link está aqui em baixo!

JH Podcast no Spreaker, assina lá: https://www.spreaker.com/jogadahistorica 
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!

sábado, 1 de junho de 2019

Linha do Tempo Lúdica



Fala pessoal! Resolvi fazer um post diferente... Estava pensando aqui comigo sobre temas históricos para um podcast (você não leu isso, confidencial) e resolvi colocar na clássica linha do tempo um jogo para cada período da história, e daí saiu essa lista!

Então vamos lá!

 Pré-História - Stone Age


Escolhi o Stone Age para a pré-história pois pode demonstrar como o homem foi deixando de ser nômade para se tornar sedentário desenvolvendo uma sociedade com papéis específicos (nas alocações de trabalhadores). Os tiles de construção e as cartas trazem um flavor histórico bem bacana para o jogo, o uso das ferramentas e a necessidade do homem coletar e caçar para sobreviver. Só abstrai o ouro! hahahahahahahaha!!

 Antiguidade - Antike Duellum

Meu assunto favorito na antiguidade são as guerras púnicas, que está representada no Antike Duellum! É um jogo para duas pessoas baseado no Antike, onde um jogador joga com os Romanos e o outro com os Cartaginenses. Com o clássico rondel do Mac Gerdts você coleta recursos para montar seu exército e estrategicamente posiciona no tabuleiro. O seu objetivo é conseguir nove personagens através de façanhas pelo mapa, como destruir templos, conquistar regiões dos mares e etc.
Se você ainda não conhece, vale a pena!

Idade Média - Troyes 

Troyes é meu querido jogo da idade média. No Troyes nós alocamos nossos meeples em três diferentes locais do mapa para influenciar cada um dos três aspectos dos pilares sociais da idade média, a nobreza, o clero e os camponeses. Um outro aspecto histórico bem legal sãos os personagens, que foram personalidades reais importantes para a idade média e que viveram ou tiveram alguma relação com a região de Troyes na França.
É um dos meus jogos de dados favoritos!

Modernidade - Colonial 

Agora começam meus períodos favoritos da história, a modernidade, e dentro da modernidade as grandes navegações são o assunto que eu mais gosto! 
Colonial é o jogo que para mim melhor representa as grandes navegações e "conquistas" do europeu pelo mundo.
No Colonial temos basicamente tudo que já estudamos sobre as grandes navegações e o colonialismo europeu pelo mundo. Temos a descoberta da América, a circunavegação da Terra, as campanhas religiosas, a exploração de recursos, escravidão... Tudo é representado no jogo, e sem falar da arte! O jogo é lindo!
Em breve review!

Idade Contemporânea - Brass Lancashire 

Edição Antiga

Edição Nova 
Como não falar da Revolução Industrial? Está chegando o Brass pela Conclave!
No Brass somos capitalistas (com capital e donos de meio de produção) que precisam expandir seus negócios pela região de Lancashire durante as duas eras da Revolução Industrial. É um jogo pesado, cobertor curto e muito amarrado com o tema!
Se ainda não conhece, o jogo está de volta, não perca a oportunidade!

Idade Contemporânea Recente - Twilight Struggle

E o meu querito Twilight Struggle representando o longo século XX como disse o grande Hobsbawn... Pra quem não conhece o TS, é um jogo para duas pessoas que se passa durante a Guerra Fria onde um jogador joga com o vilão e o outro com a URSS. Brincadeiras a parte, é um jogo baseado em cartas onde os jogadores devem jogar para obter pontos de operação para espalhar a sua influência pelo mundo, seja a força através de golpes e realinhamentos políticos ou através de eventos.
E praticamente TUDO que existiu durante a Guerra fria está representado aqui... Corrida espacial, ameaça nuclear, exibição de poder militar, tudo!!
É um jogo maavilhoso!


E para o século XXI?

A princípio não consegui pensar em nenhum, mas depois me veio na cabeça o Terraforming Mars, talvez a próxima aventura do homem! O que acham? Qual jogo escolheriam para representar o século XXI?



É isso aí! Gostou? Espalhe a palavra e nos siga nas redes sociais!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com