quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

As Façanhas de Endeavor: O Estoque de Salitre


Estou de volta para mais um post da série As Façanhas de Endeavor, e hoje vamos falar da importância do salitre, uma especiaria das índias muito requisitada!
Para quem não sabe o que é salitre, mais conhecido como Nitrato de Potássio, é um dos componentes para fabricação da pólvora, mais especificamente da pólvora negra.

Mas essa não é uma página sobre química!

A pólvora foi descoberta na China e se tornou conhecida pelos europeus através de suas viagens para o extremo oriente. Por volta do século X os chineses começaram a usar a pólvora para propósitos militares na forma de foguetes e bombas.
A fórmula da pólvora se torna então um dos segredos mais importantes para o domínio dos mares pelos europeus! E seu ingrediente principal era o salitre, obtido através do cozimento de fezes de animais - não sou químico, não sei como isso funciona!

Carta da Façanha Estoque de Salitre

No nosso querido Endeavor a Façanha é liberada quando as regiões da Índia e América do Norte são abertas. Ela adiciona novas opções para as ações de ataque e de compra.

  América do Norte e Índia

A ação de ataque é modificada da seguinte forma: Há um espaço para as baixas na carta da Façanha, você pode realizar um ataque normalmente e, se você não tiver nenhum disco na carta, você pode colocar a sua baixa naquele espaço da carta. Caso você já tenha um um disco na carta, você pode descartar o disco como uma baixa.
A ação de compra é modificada da seguinte forma: você gasta uma Ficha de Comércio do atributo Indústria e ganha um token de Canhão Aprimorado. Esse canhão vai servir para você como um disco que ativa somente as construções que possuem a ação de ataque. Os canhões retornam para você de graça durante a fase de salário!
A ação de ataque no Endeavor é a ação mais custosa, você precisa gastar um disco para fazer a ação, um para colocar no local conquistado e um para descartar como baixa. Mas aqui na Façanha, se você possui canhões a baixa pode ser controlada! Fica muito bacana tematicamente!
A escolha das regiões para essas façanhas são parte óbvias e parte especulativa... Vou explicar. O salitre era importado da Índia, realmente, então até aí estamos ok! Mas como a própria carta da Façanha diz que historiadores acreditam que estoques de salitre indiano foram decisivos no resultado da Guerra Civil Americana. Bem, não duvido disso! Sabemos que os Estados Unidos da América nasceu de 13 colônias britânicas, e na época das navegações aquela região da Ásia era explorada pela Companhia Britânica das Índias Orientais.


Espero que tenham gostado!

ESTÁ MEIO PERDIDO NESSE POST?
Então acompanhe desde o início a série!

Endeavor: Age of Sail - Um novo ar para um clássico!
As Façanhas de Endeavor: A Companhia de Jesus

 

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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Tigris & Euphrates, o auge da civilização


O berço da civilização, é como são chamados os principais reinos da antiguidade como Ur, Babolônia e Mesopotâmia. Esses reinos deram origem à organização da humanidade como conhecemos hoje. Nós éramos nômades até o desenvolvimento da agricultura, que nos permitiu parar de viajar em busca de novos recursos para sobreviver e se estabelecer em um local fixo, mas para a agricultura se desenvolver era preciso um elemento essencial para a vida, a água. E foi entre os rios Tigre e Eufrates que muitas civilizações da antiguidade se desenvolveram.
Os rios Tigre e Eufrates nascem nas montanhas da Armênia e desembocam no Golfo Pérsico, e uma das maiores civilizações que nasceram entre os rios foi a Mesopotâmia.

Localização da Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque.

Mas vamos falar um pouco do jogo Tigris & Euphrates, lançado no Brasil esse ano pela Galápagos Jogos. T&E (vou chamar assim ok?) é mais um jogo do grande Reiner Knizia lançado em 1997, bem abstrato, mas que usa bem o tema!
T&E é um jogo de controle de área e influência, com tile placement e set colection, o objetivo do jogo é desenvolver as 4 principais esferas de uma civilização: Residências, Templos, Fazendas e Mercados. Para fazer isso os jogadores devem construir e expandir seus reinos, construir monumentos de forma a acumular pontos de vitória nessas 4 esferas.
Peças de líderes, uma para cada esfera.
Mas o mais curioso (e legal!) sobre o jogo é que não jogamos com uma cor específica, todos os jogadores jogam com todas as cores. Elas representam as 4 esferas que eu mencionei! Os jogadores se distinguem pelo símbolo da dinastia.

Monumentos

Direto do crescente fértil, região do Oriente Médio conhecida por ser o berço das civilizações antigas, T&E traz na forma de um jogo bastante estratégico o crescimento de uma civilização antiga, que fez surgir elementos muito presentes em nossa civilização, como o Mercado, Religião, Escrita, Leis, etc.

T&E é a obra prima do Reiner Knizia, a Galápagos Jogos mandou muito bem em trazer esse clássico!

É um daqueles jogos que fica bonitão na mesa!

Espero que tenham gostado, não foi uma análise muito profunda das mecânicas do jogo, mas mata a curiosidade sobre o tema histórico!

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terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

As Façanhas de Endeavor: A Companhia de Jesus




Antes de começar quero dar um recado para quem já jogou Endeavor: Age of Sail e ainda não jogou com as Façanhas, JOGUE! Principalmente se você gosta de história!

Mas se você ainda não jogou ou não sabe o que são as Façanhas, vou explicar bem rápido. As Façanhas são uma adição para essa nova edição do Endeavor que descrevem e levam para dentro do jogo eventos ou empreendimentos históricos da Era das Navegações.
Em termos de regras, em cada partida serão usadas três façanhas, cada uma ligada a duas regiões do mapa. Assim como as regiões do tabuleiro, as Façanhas também estão fechadas no início do jogo, e se tornam disponíveis assim que as duas regiões ligadas a ela (a Façanha) são abertas.
Assim que as Façanhas se abrem elas adicionam novas opções temáticas dentro das ações disponíveis e uma nova pontuação final de jogo, mas apenas para quem tiver presença nessas regiões. São 15 Façanhas disponíveis, dando uma grande rejogabilidade para o Endeavor. E hoje vamos falar de uma delas, que esteve bastante presente no Brasil, os Missionários Jesuítas.

Brasão da Companhia de Jesus


Carta de Façanha do Endeavor

Então vamos lá, os Jesuítas são membros de uma ordem religiosa, a Companhia de Jesus, fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados por Inácio de Loyola.

 
Inácio de Loyola
Ela foi fundada no contexto da Contrarreforma em uma tentativa da Igreja Católica de conseguir mais fiéis após a Reforma Protestante.
E como conseguir mais fiéis? Mandando missionários para as terras recém invadidas como a América e a Índia, e lá converter os nativos para a doutrina católica.

No flavor da Façanha podemos ler o seguinte:
"A Companhia de Jesus escreveu um importante papel ao levar a Cristandade e a civilização ocidental ao resto do mundo. Os Jesuítas enfrentavam qualquer condição para ministrar a fé e seu empenho era constantemente visto em desacordo com o colonialismo das potências ocidentais."
Bem, me vejo na obrigação de problematizar um pouco essa questão explicando o papel dos Jesuítas dentro co contexto das colonizações.
Em geral o principal papel dos Jesuítas era a evangelização, eles chegaram em terras distantes do oriente, como a Índia, China e Japão, e lá ajudaram a criar colônias e posteriormente missões que serviam como base para seu trabalho de evangelização e exploração de recursos provenientes das terras em que se encontravam.

No Brasil a primeira missão Jesuítica foi liderada pelo Padre Manoel da Nóbrega, que chegou em Salvador em  1549. Ao realizar sua primeira missa, teria se voltado para seus auxiliares e dito:

"Esta terra é nossa empresa."
Fica bem claro o papel dos Jesuítas no contexto das colonizações, e no Brasil eles tiveram um papel importante na interiorização do território brasileiro quando fundaram vilas ao adentrar nas matas do norte do Brasil. Nessas vilas eles concentravam várias tribos indígenas para que pudessem aprender sua língua para depois realizar a evangelização desses indígenas. Os índios também eram usados para a exploração das Drogas do Sertão - especiarias extraídas do sertão brasileiro, como cacau, guaraná, cravo, etc.
O trabalho dos Jesuítas não tinham nada de nobre se olharmos com os olhos de hoje, era um trabalho de exploração e de deturpação da crença e cultura indígena. Mas devemos reconhecer que seu trabalho trouxe benefícios para o Brasil, como a fundação de escolas e a compreensão da língua nativa. Os Jesuítas também ajudaram a fundar cidades como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ok ok ok, mas e o jogo? Vamos lá.
A Façanha dos Missionários Jesuitas é destravada quando abrimos as regiões da América do Sul e da Índia (eu colocaria o Extremo Oriente, mas deve ter sido por causa da mecânica), quem tiver presença nessas regiões recebem novas habilidades nas ações de Navegação e Ocupação.

Na ação de Navegação o jogador pode gastar uma ficha de Influência para colocar um token de missionário em uma cidade não ocupada, mesmo em uma região que não estiver aberta, e ele imediatamente ocupa a cidade em que o token foi colocado. Seriam os Jesuítas desbravando os territórios em busca de nativos para evangelizar?

Na ação de Ocupação o jogador pode mover um token de missionário de uma localização (pode ser da façanha) para uma cidade sob seu controle. E depois ele pode gastar uma ficha de Cultura para receber dois discos de Trabalhadores. Só consigo ver essa habilidade como o crescimento da atividade dos Jesuítas na exploração!

Uma outra habilidade interessante, uma cidade com um token de missão nunca pode ser atacada. Os Jesuítas conseguiram se tornar muito poderosos e influentes dentro das colônias em que atuavam.

A Companhia de Jesus atua até hoje com trabalho missionário e educacional, mas em grande parte não mais com o viés exploratório da época das colonizações.

Espero que tenham gostado, querem mais textos como esse para as outras façanhas? Escrevam nos comentários!

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terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Por trás das Viagens de Marco Polo


Hoje vamos falar de algumas peculiaridades do jogo Viagens de Marco Polo, lançado no Brasil pela Editora Devir! É um excelente jogo de alocação de dados onde estamos no papel de viajantes que chegaram ao extremo oriente através das rotas de comércio de especiarias!

No ano de 1284 durante a Batalha de Meloria, um romancista italiano conhecido como Rusticiano de Pisa foi preso no Palazzo San Giorgio, em Gênova. 

Mas o que isso tem a ver com Marco Polo? 

Marco Polo

Pois bem, em 1298, durante seu cárcere, Rusticiano conheceu Marco Polo, que havia sido capturado por genoveses na Batalha de Curzola. E baseado nas histórias que ouviu na prisão, Rusticiano escreveu o Livro das Maravilhas do Mundo, ou Descrição do Mundo, ou O Milhão, mas também conhecido como As Viagens de Marco Polo. 

Seu livro descreve para os europeus as maravilhas da China e sua capital Pequim, e de outras cidades da Ásia através das histórias de viagens de Marco Polo pela Ásia entre 1271 e 1295.

Tabuleiro do Jogo

Rota de Marco Polo


Marco Polo foi um mercador veneziano que aprendeu a arte da negociação com seu pai Niccolo e seu tio Matteo, que viajaram pela Ásia e conheceram Kublai Khan, neto de Gengis Khan. Niccolo e Matteo retornaram para Veneza em 1269 e conheceram Marco, que nasceu sem conhecer o pai. 
Dois anos depois, Marco, Niccolo e Matteo partiram novamente para uma geande viagem para a Ásia, retornando 24 anos depois, quando se depararam com as guerras veneziano-genovezas. Foi quando Marco foi preso e relatou para seu companheiro de cela, Rusticiano, suas viagens.

No jogo As Viagens de Marco Polo, nós devemos recriar as viagens de Veneza para o extremo oriente, mais especificamente para Pequim, realizar negociações por produtos exóticos (seda, especiarias e ouro), e cumprir contratos como todo bom mercador.

Cada jogador tem poderes variados, representados por personagens como Niccolo e Marco, Matteo, Kublai Khan, Guilherme de Rubruck, Johannes Caprini, etc... E aqui vai uma breve descrição de cada personagem do jogo e sua representação histórica.



  • Niccolo e Marco Polo: Pai e filho que viajaram juntos em uma grande viagem para a Ásia.
  • Matteo Polo: Irmão de Niccolo e tio de Marco, acompanhou os dois na grande viagem.
  • Kublai Khan: Neto de Gengis Khan, conheceu Niccolo e Matteo em sua primeira viagem e posteriormente Marco Polo.
  • Berke Khan: Outro neto de Gengis Khan, comandante e líder da Horda Dourada.
  • Guilherme de Rubruck: Foi um monge franciscano que antes de Marco Polo também viajou para a Ásia, mas em 1255.
  • Johannes Caprini: Foi um diplomata italiano e um dos primeiros europeus a entrar na corte do Grande Khan.
  • O Mercador de Tabriz: Bem, confesso não saber se ele é de fato um personagem ou apenas a representação de um mercador da cidade de Tabriz, um ponto de comércio entre a Europa e o Oriente durante a idade média.
  • Rashid ad-Din Sinan: Foi uma figura importante durante as cruzadas, líder do ramo Sírio da Ordem dos Assassinos, inimigo de Saladino, e morreu aproximadamente 100 anos antes das viagens de Marco Polo. Não sei porque foi colocado no jogo!

Bem, como todo bom eurogame, o tema do jogo poderia ser outro, como As Viagens pelo Espaço... Mas vamos combinar, esse tema é bem legal!!

Espero que tenham gostado!

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Um abraço!