segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Memoir '44: Pointe Du Hoc

O post de hoje é um pouco mais histórico...

Memoir '44 é na minha opinião um dos melhores jogos de Segunda Guerra Mundial. Ele tem as suas falhas e suas características distintas que desagradam a muitos, mas na minha opinião não acaba com a diversão do jogo! Memoir '44 é de 2004 e foi lançado pela Days of Wonder

Há algumas semanas joguei a missão Pointe Du Hoc, um cenário muito interessante pois historicamente os Aliados temiam que a tomada de Pointe Du Roc seria de extrema dificuldade. 

Pointe du Hoc atualmente.
Para entender um pouco da história, apenas alguns metros da praia existe um penhasco com aproximadamente 100 metros de altura, lá se encontravam canhões alemães capazes de acertar quaisquer tropas de desembarque na praia logo abaixo. O 2º Batalhão dos Rangers foi incumbido de silenciá-los.

Foi uma abordagem difícil e, apesar da intensa artilharia alemã, o primeiro dos cerca de 200 Rangers líderes do assalto estavam no topo do penhasco em poucos minutos. Eles ficaram surpresos ao descobrir que as armas tinham sido retiradas três dias antes, encontrando apenas bonecos feitos de madeira nas casamatas de armas. Os Rangers então se infiltraram no sul procurando por armas que pudessem estar escondidas.
Cenário no Memoir '44, igualzinho né?
Enquanto isso, duas concentrações de alemães permaneceram no local durante grande parte da manhã. Um bunker anti-aéreo no sudoeste e um bunker de observação na ponta do Pointe eram os mais perigosos e resistiram a repetidos ataques dos Rangers.

2º Batalhão dos Rangers
Artilharia alemã.
Um dos bunkers do exército alemão.
Os Rangers finalmente encontraram as armas enterradas em um pomar de maçãs, e estavam em condições de atirar. A patrulha colocou bombas incendiárias nas armas e cumpriram parte de sua missão.

 Pointe Du Hoc foi uma importante batalha do famoso Dia D! E o cenário do jogo retrata isso muito bem!

Eu não acho o Memoir '44 um jogo muito bom para explicar a Segunda Guerra Mundial como um todo, já que os cenários retratam batalhas em locais específicos. Mas para quem quer usar jogos de tabuleiro para ensinar sobre uma batalha específica ou um evento importante da guerra, aí sim!

Pomar de maçãs.
Uma breve explicação das regras: É um jogo para dois jogadores onde obviamente um joga com o Eixo e o outro com os Aliados. A cada turno um jogador recebe uma Carta de Comando que permite dar ordens para um ou mais pelotão. Se houver um ataque os dados rolam! Quando um pelotão é destruído o jogador vencedor ganha uma medalha, o jogador que conseguir um determinado número de medalhas (esse número varia por cenário) ganha o jogo! Há também certos elementos do cenário que dão medalhas, como por exemplo manter o controle de uma região do mapa. 
Encontrar o pomar é um dos objetivos dos aliados no jogo, e dá ao lado Aliado duas medalhas.

Joguei com os Nazis, e ganhei a partida... Errr... Alterei a história? Que consequências essa derrota Aliada traria? É um bom ponto de debate!

Certamente farei mais posts sobre outros cenários de Memoir '44!

Ah! Quem quiser jogar Memoir '44 online, tem no Steam!!

4 comentários:

  1. Comecei a jogar esse tipo de jogo tem pouco tempo, mas estou gostando bastante.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, parece básico e divertido! Jogos históricos provocam uma imersão diferente!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! Adorei, já está nos meus favoritos para visitas periódicas. Se me permite, queria indicar alguns jogos: Thurn & Taxis e El Grande. Adoraria ver uma matéria bacana com eles, principalmente o T&T.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Esses jogos já estão na lista!! Ah aproveita passa lá no Facebook e curta a página!

      Excluir