terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Por trás das Viagens de Marco Polo


Hoje vamos falar de algumas peculiaridades do jogo Viagens de Marco Polo, lançado no Brasil pela Editora Devir! É um excelente jogo de alocação de dados onde estamos no papel de viajantes que chegaram ao extremo oriente através das rotas de comércio de especiarias!

No ano de 1284 durante a Batalha de Meloria, um romancista italiano conhecido como Rusticiano de Pisa foi preso no Palazzo San Giorgio, em Gênova. 

Mas o que isso tem a ver com Marco Polo? 

Marco Polo

Pois bem, em 1298, durante seu cárcere, Rusticiano conheceu Marco Polo, que havia sido capturado por genoveses na Batalha de Curzola. E baseado nas histórias que ouviu na prisão, Rusticiano escreveu o Livro das Maravilhas do Mundo, ou Descrição do Mundo, ou O Milhão, mas também conhecido como As Viagens de Marco Polo. 

Seu livro descreve para os europeus as maravilhas da China e sua capital Pequim, e de outras cidades da Ásia através das histórias de viagens de Marco Polo pela Ásia entre 1271 e 1295.

Tabuleiro do Jogo

Rota de Marco Polo


Marco Polo foi um mercador veneziano que aprendeu a arte da negociação com seu pai Niccolo e seu tio Matteo, que viajaram pela Ásia e conheceram Kublai Khan, neto de Gengis Khan. Niccolo e Matteo retornaram para Veneza em 1269 e conheceram Marco, que nasceu sem conhecer o pai. 
Dois anos depois, Marco, Niccolo e Matteo partiram novamente para uma geande viagem para a Ásia, retornando 24 anos depois, quando se depararam com as guerras veneziano-genovezas. Foi quando Marco foi preso e relatou para seu companheiro de cela, Rusticiano, suas viagens.

No jogo As Viagens de Marco Polo, nós devemos recriar as viagens de Veneza para o extremo oriente, mais especificamente para Pequim, realizar negociações por produtos exóticos (seda, especiarias e ouro), e cumprir contratos como todo bom mercador.

Cada jogador tem poderes variados, representados por personagens como Niccolo e Marco, Matteo, Kublai Khan, Guilherme de Rubruck, Johannes Caprini, etc... E aqui vai uma breve descrição de cada personagem do jogo e sua representação histórica.



  • Niccolo e Marco Polo: Pai e filho que viajaram juntos em uma grande viagem para a Ásia.
  • Matteo Polo: Irmão de Niccolo e tio de Marco, acompanhou os dois na grande viagem.
  • Kublai Khan: Neto de Gengis Khan, conheceu Niccolo e Matteo em sua primeira viagem e posteriormente Marco Polo.
  • Berke Khan: Outro neto de Gengis Khan, comandante e líder da Horda Dourada.
  • Guilherme de Rubruck: Foi um monge franciscano que antes de Marco Polo também viajou para a Ásia, mas em 1255.
  • Johannes Caprini: Foi um diplomata italiano e um dos primeiros europeus a entrar na corte do Grande Khan.
  • O Mercador de Tabriz: Bem, confesso não saber se ele é de fato um personagem ou apenas a representação de um mercador da cidade de Tabriz, um ponto de comércio entre a Europa e o Oriente durante a idade média.
  • Rashid ad-Din Sinan: Foi uma figura importante durante as cruzadas, líder do ramo Sírio da Ordem dos Assassinos, inimigo de Saladino, e morreu aproximadamente 100 anos antes das viagens de Marco Polo. Não sei porque foi colocado no jogo!

Bem, como todo bom eurogame, o tema do jogo poderia ser outro, como As Viagens pelo Espaço... Mas vamos combinar, esse tema é bem legal!!

Espero que tenham gostado!

Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário