terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Amun-Re: O Nilo, o Alto e o Baixo Egito

Amun-Re é um jogo do Doutor Reiner Knizia, lançado em 2003 e relançado em 2017 pela Super Meeple, chegou ao Brasil em 2018 pela Conclave Editora e é um dos melhores jogos de leilão que eu conheço! Ah, e também é um dos jogos do Knizia com o tema mais bem amarradinho com o jogo em si!

Uma partida de Amun-Re dura dois períodos chamados de Antigo Império e Novo Império. Em cada período os jogadores participam de três leilões por províncias, um em cada turno, onde irão construir pirâmides e alocar camponeses em seus campos. No final de cada turno os jogadores deverão fazer oferendas para Amun-Re e colher seus rendimentos.

Entre estes dois turnos, como diz o manual, "hordas de bárbaros dizimarão todas as fazendas e todos os jogadores perderão o controle de suas províncias para as areias do tempo – apenas Pedras e Pirâmides permanecerão."

Então que tal entender um pouco mais sobre esses períodos e essas hordas de bárbaros? Vamos lá!

A história do Antigo Egito se divide em três fases, o Antigo, Médio e Novo Império. Foi durante o Antigo Império, que durou de 3.200 a.C. até aproximadamente 2.100 a.C., que os egípcios construiram canais de irrigação que traziam água do Nilo até suas plantações, e também são desse período as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, construídas nas proximidades de Mênfis, a capital do Egito na época.

Bem, é durante essa primeira era do jogo que construímos as pirâmides nas províncias que conquistamos no jogo, e colocamos os nossos trabalhadores nos campos!



O Antigo Império foi um período grandioso para o Egito, foi quando Menés, um grande líder político, conseguiu unificar o Baixo e o Alto Egito. No tabuleiro do jogo podemos ver essa divisão representada pelas províncias que estão ligadas às coroas do Baixo e Alto Egito.

Coroa vermelha do Baixo Egito e coroa branca do Alto Egito.


Durante esse período os faraós conquistaram amplos poderes e acabaram desagradando os grandes proprietários de terras e chefes de diversos Nomos (divisões administrativas do Egito Antigo), que acabaram por enfraquecer os poderes do Faraó, e por consequência  o poder político do estado.

Com o enfraquecimento do estado, o Antigo Império começa a entrar em declínio, as cheias do Rio Nilo diminuíram, desestabilizando a agricultura e trazendo fome, pestes e revoltas internas e externas, os líderes dos Nomos tiveram um expressivo aumento de poder, diminuindo a força do faraó. Essa baixa do Nilo é representada no jogo pelas baixas oferendas a Amun-Re no intervalo dos turnos.

Por volta do ano de 2.000 a.C, sob a liderança do Faraó Mentuhotep II o poder faraônico foi reestabelecido com a derrota dos nomarcas, mas essa nobreza egípcia continuou com uma forte oposição ao poder do Faraó até que o Médio Império entrou em declínio com a invasão dos tais "bárbaros" descritos no manual do jogo... Os Hicsos eram um povo com uma tecnologia militar muito avançada para a época, contavam com um armamento de melhor qualidade, cavalaria e bigas.


O Novo Império é representado no jogo pelos segundo período, quando todos os trabalhadores e escribas são removidos dos campos e das províncias, permanecendo as pirâmides e pedras, e uma nova rodada de leilões é realizada!
Os egípcios aprenderam com os Hicsos as técnicas de guerra e restabeleceram o poder expulsando os invasores, estabelecendo Tebas como a nova capital. O Novo Império representa o auge da civilização egípcia, tendo famosos Faraós como Ramsés II, também foi nesse período que aconteceu a escravidão e fuga dos Hebreus do Egito em direção à terra prometida, como conhecemos na história de Moisés.

O Novo Império chega ao fim com a invasão dos Assírios, e posteriormente os Persas, Macedônios (com Alexandre o Grande) e pelos Romanos.

Uma última curiosidade sobre o jogo é o nome dele. Até antes da rebelião em Tebas que expulsou os Hicsos, o deus Amon dividia sua adoração com sete outros deuses, e não era um deus de muita importância. Após a expulsão dos Hicsos, ele passa a ser associado com o deus Rá, e sob o nome de Amon-Rá (ou Amun-Re) passa a ser adorado como o principal deus da nação.

A comparação abaixo mostra uma imagem de Amon, com a representação de Amon-Rá na caixa do jogo, reparem no disco dourado da arte do jogo, representando a fusão com o deus do Sol, Rá.



Bem, é isso meus amigos! Hoje usamos o jogo Amun-Re para contar um pouco da história do Egito! Vale ressaltar também a importância do Rio Nilo para o desenvolvimento dessa incrível civilização que foi o Egito! O Nilo divide as províncias pelo tabuleiro e no seu delta demos o templo de Amun-Re, onde fazemos as oferendas durante o jogo. Sem o Nilo a agricultura seria inviável. Como disse Heródoto no século V a.C., o Egito é uma Dádiva do Nilo.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!

Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!

Um abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário