terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Endeavor: Age of Sail - Um novo ar para um clássico!

Endeavor quer dizer esforço, empenho, empreendimento, empreitada... E na época das grandes navegações essas eram características necessárias para se lançar ao mar em direção ao desconhecido.



Endeavor é um jogo que foi originalmente lançado em 2009, e ganhou uma reimplementação agora em 2018 pela Burnt Island Games e Grand Gamers Guild, aqui no Brasil foi trazida pela Ludofy. Nesse jogo somos impérios na Era das Navegações e precisamos conquistar novas terras para realizar comércio e acumular glória para nosso império.

O tabuleiro do jogo apresenta o mapa da Europa e outras seis regiões fechadas: Caribe, Extremo Oriente, África, América do Norte, América do Sul e Índia. Durante o jogo nós precisamos descobrir essas regiões e traçar rotas que vão nos dar pontos de glória no final do jogo.

Mas para fazer tudo isso precisamos realizar ações, construir prédios e evoluir nossas características (no tabuleiro individual) que vão nos ajudar a construir prédios melhores, conseguir mais trabalhadores, pagar salários e conseguir mais cartinhas de bônus.

As ações que realizamos no jogo refletem as ações dos exploradores dos mares, que são:

Navegar: nos permite colocar nossos disquinhos nas Trilhas de Expedição e nos espaços de Frota, as Trilhas de Expedição contam como um "contador" para a descoberta de uma das seis regiões fechadas do jogo, e os espaços de Frota para nos ajudar a traçar nossa rota pelo tabuleiro. Quando não temos mais espaço nas Trilhas de Expedição também podemos colocar nossos discos no espaço de Mar Aberto. Essa ação representa a chegada de navios nas regiões inexploradas. Quando uma Trilha de Exploração é completada, a região foi descoberta e o jogador com mais discos na Trilha se torna o Governador daquelas terras, ganhando a Carta do Governador, que dá ao jogador alguns bônus interessantes.



Trilha de Expedição
Ocupar: Nos permite colocar nossos discos nos espaços de cidades, fechando as rotas que começamos nas cidades da Europa e nas Frotas. É a invasão dos europeus nos continentes recém descobertos.

Atacar: Bem... Estamos disputando com outros impérios por terras a serem invadidas por europeus, então vamos ter guerra! Nessa ação, a mais dispendiosa do jogo (guerra não é barato!), podemos tomar uma rota ocupada por outro jogador!

Pagamento: Essa ação é usada para liberar espaço ocupado nas construções do nosso tabuleiro individual, e colocar novamente o espaço e o disco de trabalhador a nossa disposição.

Comprar: Essa eu acho uma das ações mais importantes e interessantes do jogo. Nessa ação podemos comprar cartas que estão espalhadas em pilhas em cada região do mapa. Cada uma das seis regiões tem um maço de cartas com custo ordenado de 1 a 5, onde uma vez descoberta a região os jogadores que tiverem presença naquela região, ou seja, tiverem discos na Trilha de Expedição, Frotas, Cidades ou Mar Aberto, podem comprar uma carta por ação de Compra realizada, desde que a quantidade de discos que o jogador tenha na região seja igual ou menor do que o custo da carta.

As cartas dão bônus e pontos de glória no final do jogo. Como eu falei existe um maço de cartas para cada região, e só podem ser compradas depois que a região é descoberta. Porém, na Europa (como somos impérios europeus) as cartas já estão liberadas para compra, e lá temos dois maços, o maço da Europa e o maço da Escravidão.

A Escravidão é tratada de uma forma bastante interessante no jogo. As cartas de Escravidão estão liberadas para todos os jogadores e dão alguns bônus muito grandes principalmente para construções. Porém, no maço de cartas da Europa, a última carta além do seu bônus normal ela também tem a Abolição da Escravidão. Então, uma vez que algum jogador compre a última carta do maço da Europa, a escravidão é abolida e todos os jogadores que se beneficiaram da escravidão perderão o bônus que ganharam e ficarão marcados para sempre na história, perdendo 1 ponto de Glória no final do jogo para cada carta de escravidão que comprou!

Bem, esse foi um review rápido do jogo, agora vamos para as minhas considerações a respeito dessa nova edição em comparação com a antiga!



A edição de 2009 tinha um pequeno problema que era a quantidade de jogadores... O jogo só brilhava com 5 jogadores! Era muito espaço para ser ocupado no tabuleiro, e com menos de 5 jogadores nem todas as regiões eram descobertas... O jogo ficava meio frouxo.

Essa nova edição traz um tabuleiro com face dupla, um lado para ser jogado com 4 (com pouco conflito) ou 5 jogadores, e o outro lado para ser jogado com 2 a 4 (com mais conflito) jogadores.

Os dois lados do tabuleiro


Experimentei o jogo com 3 jogadores e ainda achei um pouco frouxo, mas apenas a Índia não foi descoberta, e o jogo melhorou muito com 4 jogadores, o que eu achei muito bom!

Outra coisa que eu gostei bastante foi a adição das Façanhas, que são eventos históricos que adicionam novas opções às ações do jogo e novos critérios de pontuação para o final do jogo. O Endeavor nunca foi um jogo com o tema muito bem colado, exceto pela questão da escravidão, mas vejo com essas Façanhas uma "cola" mais forte do tema na mecânica!

As Façanhas são liberadas quando algumas regiões são descobertas, as regiões relacionadas a elas, então dependendo do número de jogadores, ou de como a partida se desenrola, as Façanhas só estarão liberadas da metade para o final do jogo, e posso dizer pelas partidas que eu joguei que elas ficam bem disputadas!

O jogo vem com 15 façanhas e são utilizadas 3 por partidas, dando uma boa rejogabilidade!Não preciso nem dizer que teremos uma série com as façanhas destrinchadas historicamente não é?

Então aguardem!


Gostou do review?
Então nos siga nas redes sociais!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com

Um abraço!

























2 comentários:

  1. Estou aguardando minha cópia ansiosamente... hehe

    ResponderExcluir
  2. Finalmente joguei este belo jogo. Gostei muito. Aguardo as resenhas sobre as façanhas. Abraço!

    ResponderExcluir