segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Medici - Um excelente leilão do Knizia!

Postagem de 07 de novembro de 2018 no fórum da Ludopedia!


Voltamos com uma postagem de um clássico dos leilões do mestre (Doutor, na verdade) Reiner Knizia, MEDICI!


Bem, estou aqui para falar dos aspectos históricos desse jogo, onde os jogadores são mercadores que estão nos portos da antiga Itália aguardando para encher seus navios com os produtos que vinham do oriente.



Durante a segunda metade do século XV, o comércio no Mediterrâneo teve a Itália como um dos pontos de parada entre o oriente e o resto da Europa, se aproveitando disso algumas famílias enriqueceram mediando esse comércio, e uma delas foi a família Médici.


O homem que transformou a família numa das mais poderosas da Europa foi Giovanni di Bicci de' Medici, "O Banqueiro", fundador e responsável por restaurar a fortuna da família.



https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/f84c1_jhuvtx.jpg



Mas esse não foi um dos mais famosos Médici, a família teve diversos membros importantes. Dentre eles podemos citar Cosme de Médici, il Vechio (o Velho), que foi o fundador da dinastia política dos Médici, e talvez o mais famoso deles, Lorenzo, o Magnífico (mas esse é um jogo de outra editora... hahhahaha!!).



Os Médici foram uma família de muita influência na Europa, os papas Leão X, Clemente VII, Pio IV e Leão XI, todos foram membros da família Médici.



https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/01a75_jhuvtx.jpg
Lorenzo o Magnífico
https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/6dbcc_jhuvtx.jpg
Papa Leão XI
                             

                 
Além de Papas, alguns Grão-duques da Toscana, governantes de ducados italianos e rainhas francesas foram também membros da família. O importante disso tudo é que grande parte da fortuna da família veio do apoio ao comércio do mediterrâneo e, através disso, na criação de bancos e financiamentos a mercadores.



Não posso terminar esse artigo sem mencionar a importância da família Médici em um dos maiores movimentos artísticos e científicos da nossa história, o Renascimento! Além da política os Médici foram notáveis em outros campos, e um dos principais deles foi o Mecenato. Cosme de Médici foi patrono de Donatello e Filippo Lippi, a família também foi patrona de Michelangelo, que produziu diversas obras para a família.



Mas o mecenato dos Médici não se restringia apenas às artes, em Florença, na Itália, podemos encontrar diversas obras arquitetônicas que foram encomendadas pelos Médici, como a galeria dos Uffizi e o Palácio Pitti.



https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/8870d_jhuvtx.jpg



Como sabemos, os jogos do Knizia não são muito "colados" nos temas, mas o tema desse jogo deixa as partidas mais divertidas pois conseguimos pensar no jogo como mercadores negociando lotes de mercadorias vindas do oriente com os Médici! Então vamos aproveitar e fazer história, ajudando os Médici a se tornarem essa poderosa família que conhecemos! Jogando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário