segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Flamme Rouge et le Tour de France!

Postagem de 08 de setembro de 2018 no fórum da Ludopedia! 

Quem disse que gamer não faz exercício? É, às vezes não faz mesmo... Então pra quem tem preguiça de pedalar e quer ter a experiência de uma corrida de bicicletas, Flamme Rouge é o jogo certo!

https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/6be8f_67851_m.jpg


Mas espera... O que um jogo de bicicleta tem a ver com o Jogada Histórica?

É meus amigos... Hoje além de conhecer o jogo, vamos conhecer também  um pouco da história da maior competição de ciclismo do mundo, o Tour de France, que é simplesmente um dos eventos esportivos mais assistidos no mundo, só perde para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas!


O Flamme Rouge tem muito do Tour de France e outras competições como a Vuelta a España e o Giro d’Italia. O nome do jogo é uma referência à bandeira vermelha que sinaliza aos ciclistas o último quilômetro da corrida, quando é chegado o momento final da prova.


Então o que é o Tour de France?

O Tour de France é uma competição em etapas onde a cada dia os ciclistas competem em um percurso diferente até completarem a "volta" à França.  A classificação dos ciclistas na competição é o resultado da soma dos tempos marcados por cada ciclista desde a primeira etapa.


Ok cara, mas e a parte histórica? Bem, vamos lá! O Tour de France foi criado em 1903 pelo jornalista Henri Desgrange, fundador do Jornal L’auto, utilizando a idéia de um dos seus funcionários, que acreditava que a circulação de jornais poderia aumentar com uma prova de ciclismo.

https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c38d8_530ch2.jpg  https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/e6e1c_530ch2.jpg

A largada da primeira edição do Tour de France foi em Montgeron, na periferia de Paris, no dia 1 de Julho de 1903 e terminou em Ville d’Avray, nos arredores de Paris.

Foram realizadas cinco etapas ligando Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordeaux e Nantes. O primeiro vencedor do Tour de France foi Maurice Garin.


https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/97ec2_530ch2.jpg

No início o Tour de France era uma competição individual, mas foi somente na década de 30 que as equipes começaram a participar, a Alcyon foi uma das primeiras quipes, daí em diante os turistas e ciclistas amadores foram afastados da competição, que passou a contar com equipes profissionais.


https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/63d57_530ch2.jpg

No jogo nós temos dois tipos de ciclistas, o Rouleur, que é o cara possante, com características que lhe permitem manter um ritmo constante em terreno plano e com vento. E o Sprinter, que é o cara da velocidade, que arranca na final.

O Flamme Rouge é um jogo de gerenciamento de mão, onde cada jogador tem um deck para cada um dos seus ciclistas que vai indicar a velocidade da sua bicicleta, e é um jogo extremamente simples e estratégico!


https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/83098_90768_m.jpg https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/aa8f4_91763_m.jpg

Em cada rodada os jogadores compram quatro cartas de cada um dos decks e escolhe uma dentre as quatro cartas,  após todos os jogadores terem escolhido uma carta para o Rouleur e para o Sprinter, começando pelo ciclista que está na frente sua carta é revelada e a miniatura é movida.


Após todos os jogadores terem se movidos, verifica-se os pelotões formados, se aplicam os efeitos aerodinâmicos e uma nova rodada começa.


O Flamme Rouge tem alguns elementos estratégicos excelentes que fazem com que o jogador tenha uma ótima experiência, levando ele ao mundo do ciclismo de estrada. Após a aplicação dos efeitos aerodinâmicos, o líder de cada pelotão ganha uma carta de exaustão com velocidade 2, que vai "sujar" o deck daquele ciclista, representando  o esforço que o ciclista realizou. Outra coisa bem legal são as ladeiras e descidas. Nas ladeiras a velocidade do ciclista é limitada devido ao esforço para a subida, e nas descidas as cartas de valores baixos ganham um valor fixo representando a facilidade da descida.

O jogo termina quando o primeiro jogador cruzar a linha de chegada, o ciclista que estiver mais adiantado após a linha de chegada é o vencedor!

O jogo básico vem com algumas etapas prontas para a corrida, mas na Internet já conseguimos pegar novas etapas para correr. E também existe o Flamme Rouge Companion, o aplicativo para celular com novas pistas e um modo de competição com várias etapas, assim como no Tour de France!


Flamme Rouge é um jogo de corrida muito legal! Chegou no Brasil pela Conclave, e espero muito muito que a Conclave traga para o Brasil as expansões desse maravilhoso jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário