segunda-feira, 26 de novembro de 2018

A história de uma maravilha da engenharia!

Postagem de 22 de julho de 2017 no fórum da Ludopedia!

Panamax é um jogo de 2014, foi publicado nos 100 anos da fundação do Canal do Panamá - que começou a funcionar em 1914 - e é dos designers Gil d'Orey (City of Spies), Nuno Bizarro Santiero (Madeira, Nippon) e Paulo Soledade (Madeira, Nippon).

No Panamax somos donos de empresas que  gerenciam o trafego de navios através do Canal do Panamá. Cada jogador tem um tabuleirinho pessoal em que ele marca os contratos cumpridos e o dinheiro da empresa, e fora desse tabuleirinho é colocado o dinheiro pessoal do jogador (é o dinheiro do jogador que vai valer ponto no final do jogo).

https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/10283_81971_m.jpeg

Na sua vez de jogar cada jogador pode fazer duas ações, que são: Mover navios e realizar cargas (tanto para navios quanto para os trilhos). E é essa movimentação através do canal que vai dar dinheiro para as empresas.
Um outro tipo de ação que pode ser feita pelos jogadores é investir no mercado de ações das empresas, comprando títulos da sua própria empresa ou dos outros jogadores. É um jogo de logística e economia, precisamos saber gerenciar muito bem a travessia dos navios pelo canal a economia da nossa empresa.

https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/57497_19338_m.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/3a28a_19336_m.jpg
O legal do jogo é que ele usa dados para representar os containers de mercadorias que atravessam o canal, e o valor dos dados é o valor do container, quando um navio atravessa o canal, a empresa dona do container recebe dinheiro de acordo com o valor da mercadoria.
A movimentação desse jogo é o mais interessante, pois nas partes mais estreitas do canal os navios devem passar em fila, então se a passagem já estiver ocupada, uma movimentação pode empurrar para frente outros navios, criando uma estratégia muito interessante de movimentação onde uma movimentação apenas pode mover vários navios.
O importante desse jogo não é apenas mover os SEUS navios, e sim mover SUAS cargas, independente de qual navio ela está!

É um jogo de regras pesadas, e dependendo do grupo com quem você está jogando uma partida pode demorar mais de duas horas. Vale muito a pena conhecer esse jogo!

Bem, essas foram as minhas impressões pessoais sobre o jogo, espero que tenham curtido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário