quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Civilization: Um Novo Amanhecer - Rápido e bom!


Blog de jogos com temas históricos tem que ter jogo de civilização, senão é golpe! Mas a pergunta que muita gente me fez sobre o lançamento da Galápagos Jogos, Civilization: Um Novo Amanhecer (A New Dawn em inglês) foi a seguinte: "É bom?"

SIM! É BOM!

Mas se você é fã dos jogos eletrônicos do Sid Meier e que jogou a edição de 2010 da Fantasy Flight Games, vamos com calma pra não criar muita expectativa... É UM JOGO COMPLETAMENTE DIFERENTE!

Pra quem chegou agora e não tá ligado, a FFG lançou em 2010 o Sid Meier's Civilization: The Board Game, um jogão que simula muito bem a experiência do jogo pra PC, que foi evoluindo conforme os anos foram passando, e hoje está na sexta edição. No intuito de acompanhar a franquia a FFG lançou o Civilization: A New Dawn, mas resolveu dar ao jogo uma pegada mais leve, sem tirar o feeling de um jogo de civilização. Vou explicar...

Civilization: Um Novo Amanhecer é um jogo de 2 a 4 jogadores, onde competimos em uma expansão cultural, o jogo não é focado em cultivar recursos, montar exércitos e atacar os adversários, e sim em expandir seu território para conseguir alguns recursos e cumprir os objetivos da partida.

Para isso o jogo utiliza uma Barra de Foco, um excelente sistema de seleção de ações. A Barra de Foco contém cinco Cartas de Foco representando os cinco tipos de tecnologias do jogo: Científico, Cultural, Econômico, Militar e Industrial. Cada carta começa em um espaço na Barra de Foco de acordo com o líder da sua civilização e cada espaço corresponde a um tipo de terreno existente no tabuleiro de acordo com sua dificuldade, o terreno mais fácil de se trabalhar, a Pradaria, tem dificuldade 1, passando por Colinas, Florestas, Desertos e Montanhas (que tem dificuldade 5).

No turno de cada jogador ele escolhe uma Carta de Foco, realiza a ação da carta, que será influenciada pela sua posição na Barra de Foco e "reseta" a carta para a posição 1, ajustando as cartas em posição mais baixa para a mais alta, criando um rodízio de força das Cartas de Foco.

O jogador usou a carta na posição 4, "resetou" para a posição 1 e subiu as que estavam atrás!
As cartas de foco podem ser evoluídas através do uso da carta de Ciência, que permite que o jogador avance o ponteiro do Indicador de Tecnologia, melhorando as habilidades das cartas que vão do nível 1 até o 4.
 
Indicador de Tecnologia.

Com as Cartas de Foco Industriais a sua civilização pode construir Cidades, que servem para aumentar o alcance da sua influência e para construir Maravilhas, claro! Um jogo de civilização não é nada sem as suas Maravilhas!

Detalhe para o Estádio do Maracanã!
As cartas de Cultura permitem que você aumente a área de influência da sua civilização colocando Marcadores de Influência nos espaços adjacentes às suas Cidades, permitindo que se conquiste territórios com recursos que vão ajudar na construção das Maravilhas.

Cidade vermelha com Marcadores de Influência.
Mas onde está a interação entre as civilizações? Então vamos lá, com as Cartas de Foco Militar e Econômico as civilizações conseguem interagir uma com as outras. Começando pelas Cartas de Foco Econômico, os jogadores podem mover Caravanas entre suas cidades para as Cidades Rivais (de outros jogadores) e para Cidades Estado (cidades neutras), realizando Diplomacia através de cartas e conseguindo Marcadores de Comércio, que ajudam na execução das ações das cartas.

Já as Cartas de Foco Militar permite que o jogador ataque outra civilização, Cidade Estado ou Bárbaros, que são ameaças para a evolução da sua civilização.

Cada civilização vai ter um Líder, que como já foi dito, vai determinar a posição inicial das cartas na Barra de Foco, e vai dar um poderzinho para sua civilização. Esses poderes concedidos pelos Líderes são bem bacanas e temáticos, e nas partidas que eu joguei foram decisivos para a disputa pela vitória.

Os Líderes das Civilizações: Asteca, França, Egito, Roma América, Cítia, Japão e Suméria.
Sobre os Líderes e as Civilizações, além das conhecidas, França, Egito, Roma, Japão e América, temos também:
  • Astecas: Civilização Pré-colombiana que existiu onde hoje é o México;
  • Sumérios: Habitantes do sul da Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque e Kwait, localizada entre os rios Tigre e Eufrates (jogo excelente que a Galápagos vai lançar, manda pra gente!);
  • Citas: Grupo de Povos Iranianos habitantes da Cítia, região da Eurásia. A localização do território onde eles viveram varia um pouco conforme o período... Da região dos Montes Altai, onde as fornteiras da Mongólia, Russia e China se encontram, até a região do baixo Danúbio na Bulgária.
Bem, parece um jogo complexo, mas é bem simples, uma partida com 4 jogadores pode durar no máximo umas duas horas sem contar com a explicação do jogo, e uma partida com três jogadores pode durar pouco mais de uma hora e meia.

O final da partida acontece quando um jogador completa um objetivo de cada uma das três cartas de objetivos sorteadas no início do jogo.

Avaliação final: Se você procura um jogo de civilização rápido, simples e bonito, Civilization: Um Novo Amanhecer é o jogo que você procura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário