terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

As Façanhas de Endeavor: A Companhia de Jesus




Antes de começar quero dar um recado para quem já jogou Endeavor: Age of Sail e ainda não jogou com as Façanhas, JOGUE! Principalmente se você gosta de história!

Mas se você ainda não jogou ou não sabe o que são as Façanhas, vou explicar bem rápido. As Façanhas são uma adição para essa nova edição do Endeavor que descrevem e levam para dentro do jogo eventos ou empreendimentos históricos da Era das Navegações.
Em termos de regras, em cada partida serão usadas três façanhas, cada uma ligada a duas regiões do mapa. Assim como as regiões do tabuleiro, as Façanhas também estão fechadas no início do jogo, e se tornam disponíveis assim que as duas regiões ligadas a ela (a Façanha) são abertas.
Assim que as Façanhas se abrem elas adicionam novas opções temáticas dentro das ações disponíveis e uma nova pontuação final de jogo, mas apenas para quem tiver presença nessas regiões. São 15 Façanhas disponíveis, dando uma grande rejogabilidade para o Endeavor. E hoje vamos falar de uma delas, que esteve bastante presente no Brasil, os Missionários Jesuítas.

Brasão da Companhia de Jesus


Carta de Façanha do Endeavor

Então vamos lá, os Jesuítas são membros de uma ordem religiosa, a Companhia de Jesus, fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados por Inácio de Loyola.

 
Inácio de Loyola
Ela foi fundada no contexto da Contrarreforma em uma tentativa da Igreja Católica de conseguir mais fiéis após a Reforma Protestante.
E como conseguir mais fiéis? Mandando missionários para as terras recém invadidas como a América e a Índia, e lá converter os nativos para a doutrina católica.

No flavor da Façanha podemos ler o seguinte:
"A Companhia de Jesus escreveu um importante papel ao levar a Cristandade e a civilização ocidental ao resto do mundo. Os Jesuítas enfrentavam qualquer condição para ministrar a fé e seu empenho era constantemente visto em desacordo com o colonialismo das potências ocidentais."
Bem, me vejo na obrigação de problematizar um pouco essa questão explicando o papel dos Jesuítas dentro co contexto das colonizações.
Em geral o principal papel dos Jesuítas era a evangelização, eles chegaram em terras distantes do oriente, como a Índia, China e Japão, e lá ajudaram a criar colônias e posteriormente missões que serviam como base para seu trabalho de evangelização e exploração de recursos provenientes das terras em que se encontravam.

No Brasil a primeira missão Jesuítica foi liderada pelo Padre Manoel da Nóbrega, que chegou em Salvador em  1549. Ao realizar sua primeira missa, teria se voltado para seus auxiliares e dito:

"Esta terra é nossa empresa."
Fica bem claro o papel dos Jesuítas no contexto das colonizações, e no Brasil eles tiveram um papel importante na interiorização do território brasileiro quando fundaram vilas ao adentrar nas matas do norte do Brasil. Nessas vilas eles concentravam várias tribos indígenas para que pudessem aprender sua língua para depois realizar a evangelização desses indígenas. Os índios também eram usados para a exploração das Drogas do Sertão - especiarias extraídas do sertão brasileiro, como cacau, guaraná, cravo, etc.
O trabalho dos Jesuítas não tinham nada de nobre se olharmos com os olhos de hoje, era um trabalho de exploração e de deturpação da crença e cultura indígena. Mas devemos reconhecer que seu trabalho trouxe benefícios para o Brasil, como a fundação de escolas e a compreensão da língua nativa. Os Jesuítas também ajudaram a fundar cidades como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ok ok ok, mas e o jogo? Vamos lá.
A Façanha dos Missionários Jesuitas é destravada quando abrimos as regiões da América do Sul e da Índia (eu colocaria o Extremo Oriente, mas deve ter sido por causa da mecânica), quem tiver presença nessas regiões recebem novas habilidades nas ações de Navegação e Ocupação.

Na ação de Navegação o jogador pode gastar uma ficha de Influência para colocar um token de missionário em uma cidade não ocupada, mesmo em uma região que não estiver aberta, e ele imediatamente ocupa a cidade em que o token foi colocado. Seriam os Jesuítas desbravando os territórios em busca de nativos para evangelizar?

Na ação de Ocupação o jogador pode mover um token de missionário de uma localização (pode ser da façanha) para uma cidade sob seu controle. E depois ele pode gastar uma ficha de Cultura para receber dois discos de Trabalhadores. Só consigo ver essa habilidade como o crescimento da atividade dos Jesuítas na exploração!

Uma outra habilidade interessante, uma cidade com um token de missão nunca pode ser atacada. Os Jesuítas conseguiram se tornar muito poderosos e influentes dentro das colônias em que atuavam.

A Companhia de Jesus atua até hoje com trabalho missionário e educacional, mas em grande parte não mais com o viés exploratório da época das colonizações.

Espero que tenham gostado, querem mais textos como esse para as outras façanhas? Escrevam nos comentários!

Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário