quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Tigris & Euphrates, o auge da civilização


O berço da civilização, é como são chamados os principais reinos da antiguidade como Ur, Babolônia e Mesopotâmia. Esses reinos deram origem à organização da humanidade como conhecemos hoje. Nós éramos nômades até o desenvolvimento da agricultura, que nos permitiu parar de viajar em busca de novos recursos para sobreviver e se estabelecer em um local fixo, mas para a agricultura se desenvolver era preciso um elemento essencial para a vida, a água. E foi entre os rios Tigre e Eufrates que muitas civilizações da antiguidade se desenvolveram.
Os rios Tigre e Eufrates nascem nas montanhas da Armênia e desembocam no Golfo Pérsico, e uma das maiores civilizações que nasceram entre os rios foi a Mesopotâmia.

Localização da Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque.

Mas vamos falar um pouco do jogo Tigris & Euphrates, lançado no Brasil esse ano pela Galápagos Jogos. T&E (vou chamar assim ok?) é mais um jogo do grande Reiner Knizia lançado em 1997, bem abstrato, mas que usa bem o tema!
T&E é um jogo de controle de área e influência, com tile placement e set colection, o objetivo do jogo é desenvolver as 4 principais esferas de uma civilização: Residências, Templos, Fazendas e Mercados. Para fazer isso os jogadores devem construir e expandir seus reinos, construir monumentos de forma a acumular pontos de vitória nessas 4 esferas.
Peças de líderes, uma para cada esfera.
Mas o mais curioso (e legal!) sobre o jogo é que não jogamos com uma cor específica, todos os jogadores jogam com todas as cores. Elas representam as 4 esferas que eu mencionei! Os jogadores se distinguem pelo símbolo da dinastia.

Monumentos

Direto do crescente fértil, região do Oriente Médio conhecida por ser o berço das civilizações antigas, T&E traz na forma de um jogo bastante estratégico o crescimento de uma civilização antiga, que fez surgir elementos muito presentes em nossa civilização, como o Mercado, Religião, Escrita, Leis, etc.

T&E é a obra prima do Reiner Knizia, a Galápagos Jogos mandou muito bem em trazer esse clássico!

É um daqueles jogos que fica bonitão na mesa!

Espero que tenham gostado, não foi uma análise muito profunda das mecânicas do jogo, mas mata a curiosidade sobre o tema histórico!

Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário