terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Top 5 jogos com temática viking!



Antes de começar eu gostaria de esclarecer uma coisa sobre esse TOP 5 que vai valer para todos os outros que eu fizer! O critério usado para posicionar os jogos vem de como o tema é usado, e não do quanto o jogo é bom!

VIKINGS! [Leia Gritando!]

Quando falamos de vikings lembramos logo de guerreiros sanguinários que pilhavam e matavam tudo que viam pela frente! Não era bem isso... Os vikings foram um povo guerreiro, mas também eram comerciantes e exploradores que invadiram, exploraram e colonizaram grandes territórios da Europa e Atlântico Norte entre os séculos VIII e XI.

Existe um período na história conhecido como a era viking, quando em seus dracares os vikings viajaram do extremo ocidente, visitando locais como a Islândia, Groelândia e onde hoje é a América, até o oriente próximo, em Constantinopla e a Russia. Esse período constitui uma parte importante da história medieval de regiões da Escandinávia, Grã-Bretanha e grande parte da Europa.

Sua má fama como guerreiros brutos e selvagens vem do início do século XX, quando se criou um esse mito caricato. Historicamente eles foram responsáveis por fundar muitos povoados ao redor da Europa e hoje são reconhecidos por sua contribuição na evolução tecnológica de navegação marítima e construção de cidades.

Bem, vamos ao que interessa, o TOP 5 jogos com temática viking!

#5 Jórvik

Jogo do Stefan Feld, lançado em 2017 no Brasil pela Conclave!  

Em Jórvik os jogadores são Jarls, guerreiros nobres que governavam cidades, que estão em disputa por pontos de prestígio através de troca de mercadorias, festas, pilhagens, defesa da cidade, etc... Está na minha quinta posição pois é o jogo The Speicherstadt com a expansão, reimplementado com o tema viking... É um jogo de leilão que eu gosto bastante, e acho que a mecânica dá uma segurada no tema, pois o jogo original (The Speicherstad) também trata de comércio, troca de mercadorias, defesa dos armazéns da cidade (contra incêndios, etc.

#4 Yggdrasil
Jogo de Cédric Lefebvre, Fabrice Rabellino, lançado em 2011.
Yggdrasil é um jogo cooperativo onde cada jogador está no papel de um deus da mitologia nórdica (tem a ver com viking!), Odin, Thor, Tyr, Frey, Heimdall e Freyja. Os deuses devem defender Árvore Mundo Yggdrasil, uma árvore colossal que na mitologia nórdica é o eixo do mundo, do ataque de monstros igualmente mitológicos como o lobo gigante Fenrir, a serpente Jormungand e também de inimigos como Loki e Hel, a deusa da morte.
É um jogo bem bacana lançado em 2011, joguei na época do lançamento, e infelizmente nenhuma editora no Brasil se interessou em trazer.

#3 Blood Rage
Jogo de Eric Lang, lançado no Brasil pela Galápagos Jogos!
 Em Blood Rage cada jogador está no comando de um clã viking na chegada do Ragnarök, o "Apocalipse Viking", e todos querem uma morte gloriosa que vai garantir um lugar no banquete dos deuses no Valhalla!
É um jogo de controle de área bem legal! Na época do lançamento eu joguei bastante, muito mesmo, mas dei uma enjoada pois estava muito repetitivo. Agora com o lançamento das expansões pela Galápagos espero jogar novamente e ter novos ares!

Parei de escrever aqui pois fiquei em uma grande dúvida entre o primeiro e segundo lugar! São dois jogos com o tema viking muito bem implementado e pra decidir qual ficaria em primeiro eu usei como critério a mecânica, se ela me fez sentir viking!

#2 Um Banquete a Odin 
 
Jogo de Uwe Rosemberg, lançado no Brasil pela Mandala!
É um worker placement onde cada jogador precisa coletar recursos através da caça, coletar materiais para confecção de produtos, desenvolver suas habilidades e atacar assentamentos para pilhagem e colonização. Ao fazer isso os jogadores vão preenchendo seu tabuleiro principal para produzir renda e pontos de vitória.
Está na segunda colocação pois tratou o tema viking fora do estereótipo de guerreiro bruto e sanguinário, como vemos em Blood Rage, e com quase nada da mitologia nórdica. É um jogo excelente do mestre Uwe Rosemberg!

#1 INVASORES DO MAR DO NORTE
Jogo de Shem Phillips, lançado no Brasil em 2018 pela Meeple BR!
Porque eu escolhi Invasores do Mar do Norte como o primeiro colocado no tema viking? Bem, é um worker placement um pouco fora do padrão, o que já me agrada muito! E a jogabilidade dele te coloca lá nas atividades vikings!
Aqui nós somos guerreiros vikings tentando impressionar nosso Jarl conquistando terras estrangeiras, ou seja, pilhando! Mas aí você deve estar se perguntando: Não entra na caricatura de viking brutamontes? Pois é, pra fazer essa pilhagem temos que realizar ações de comércio, produção de recursos, etc! Logo, tem aquele feeling de que estamos jogando com vikings históricos!

E o Super TOP 1 - Hnefatafl
Bem, esse jogo de nome estranho está aqui no Super TOP 1 pois ele não é apenas um jogo de temática viking, ele É UM JOGO VIKING!
Tafl, no idioma nórdico significa "mesa", e antes mesmo do xadrez ser usado na Europa para estimular a estratégia, os vikings já usavam esse jogo, onde o objetivo é conduzir o Rei para uma saída segura, nos cantos do tabuleiro, enquanto o outro jogador deve encurralar o Rei!
É um jogo abstrato bem legal e de fácil acesso, vendido no Brasil pela Mitra!

Bem, espero que tenham gostado desse TOP 5, faremos outros uma vez por mês pelo menos, com outros temas como Navegações, Segunda Guerra Mundial, Wargames...

Abraço!

Um comentário: