Fala aí meus amigos! Estou de volta após buscar o conhecimento antigo da alquimia para trazer pra vocês o Trismegistus: The Ultimate Formula. Mais um grande jogo de designers italianos, dessa vez com Federico Pierlorenz, que me parece ser um estreante, e Daniele Tascini, dos nossos queridos Marco Polo, Teotihuacan e Tzolk'in... Então já sabem que vem coisa boa por aí!
No jogo somos adeptos da misteriosa arte da alquimia lutando para ser o substituto digno do grande Hermes Trismegistus, e para isso devemos aplicar nossas fórmulas para transmutar simples metais em ouro, fazer grandes experimentos, inventar artefatos e dominar os elementos! Mas no final é quem tem mais ponto de vitória mesmo!! Hahahahahahahahahahaha!!
Vamos lá, a primeira vista Trismegistus parece ser mais um jogo de alocação de dados, bem... Tem dados e você os usa para realizar suas ações, mas é de uma forma bem diferente e interessante! O jogo usa um monte de dados de três cores diferentes, vermelho, branco e preto e cada lado do dado mostra um símbolo alquímico diferente, relacionado aos planetas e aos metais que ele representa: Vênus (Cobre), Marte (Ferro), Jupiter (Estanho), Saturno (Chumbo) e Mercúrio, a sexta face do dado mostra o símbolo do infinito, que pode ser usado como um símbolo coringa.
O jogo dura três eras e no início de cada uma os dados são rolados e separados formando um pool de dado com diferentes cores, mas com o mesmo símbolo.
Cada jogador tem um tabuleiro pessoal, nesse tabuleiro há uma trilha de poder para medir a potência do dado que você escolheu usar, e para cada uso você pode definir o quanto te potência está usando, e então diminuir dessa trilha. A potência inicial do dado é determinada pela quantidade de dados que existe no pool no momento em que você escolheu o dado, portanto, se você pegar um dado do pool com 4 dados, a potência do seu dado é 4, o próximo jogador que pegar um dado daquele pool vai pegar um dado com potência 3. Abaixo a imagem mostra que o jogador pegou um dado branco, com o símbolo de Vênus que atualmente está com 4 de potência.
Quando seu dado chega a zero de potência, ele entra para um dos três espaços verdes que existe ao lado da trilha. Quando o terceiro dado for colocado você automaticamente passa a vez, mas ainda pode continuar jogando através de Reações (já vou explicar o que é...). Quando todos os jogadores passarem a era atual termina.
Cada jogador tem dois tokens de reação, que podem ser usados após a jogada de um adversário para copiar a cor ou o símbolo do dado que ele acabou de usar, quando você copia um dado você pode fazer uma ação com potência 1, da cor ou do símbolo copiado. É um tipo de ação muito importante, pois nem sempre você vai conseguir pegar o símbolo ou a cor que precisa!
E as ações que podemos realizar são ligadas aos símbolos e as cores dos dados. Cada símbolo nos permite pegar um material bruto de um tipo, representado pelos símbolos redondos no tabuleiro pessoal, pegar Essência (Éter, Sal ou Enxofre) que é necessária para realizar transmutações, comprar artefatos - uma ação muuuuito importante e cara, comprar novas fórmulas e por fim fazer transmutações.
Abaixo a imagem mostra a trilha de material e transmutações.
Bem pessoal, tem muito mais coisas, o jogo não é só isso! É um jogo que assusta, parece complexo pra caramba, mas não é! Ele só tem muita decisão pra tomar e você como um autêntico alquimista tem que tomar as decisões corretas e na hora certa para que possa alcançar perfeitamente seus objetivos!
O tema do jogo é bem legal e fica melhor ainda se você em algum momento da vida já leu alguma coisa sobre alquimia, os autores fizeram uma pesquisa muito boa!
Os símbolos alquímicos e a sua relação com os planetas, o uso dos quatro elementos básicos da natureza (Água, Terra, Fogo e Ar), a evolução dos metais na escala de transmutação, co simples cobre até o ouro... Enfim, foi uma pesquisa muito boa!
É um jogo que eu gostei muito de jogar, ouvi falar por aí que talvez venha pro Brasil, mas não posso afirmar ainda. Tomara que venha!
O Trismegistus foi lançado em Essen de 2019, e rolou aquela pressa para produção, o que trouxe alguns probleminhas... Há alguns erros de impressão no player aid e no tabuleiro dos jogadores, mas são erros que não são tão graves, só causam uma confusão inicial que desaparece no decorrer do jogo, se um dos jogadores ficar atento e avisar aos esquecidos, dá tudo certo!
Se tiverem a oportunidade de jogar com algum amigo que trouxe de fora, não perca a oportunidade!
Um abraço pessoal!
JH Podcast no Spreaker, assina lá: https://www.spreaker.com/jogadahistorica
JH Podcast na Ludopedia: https://www.ludopedia.com.br/podcast/39/jh-podcast-jogada-historica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário