quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Viaje pela história com o Time Machine Rocket!

 Fala meus amigos! Estou de volta, preparando a temporada de 2021 do JH Podcast e liberando alguns textos sobre novidades que eu tenho jogado!

E essa semana eu joguei o divertidíssimo Time Machine Rocket, jogo do designer Fabio Michelan que está em financiamento coletivo no Catarse (quer apoiar, clique AQUI).

É um party game de cartas onde devemos viajar no tempo em busca de figuras históricas. Nosso objetivo é montar um time de cinco personagens em que cada um pertença a uma categoria diferente.

 
 E é nisso que vem a parte divertida! Essa busca acontece através das eras, começando na Idade Contemporânea depois da Segunda Guerra, vamos puxando cartas forçando a sorte (o famoso push your lucky). Se uma das cartas for um foguete, pulamos para a próxima era no passado até conseguirmos puxar o personagem que queremos. Mas devemos tomar cuidado, se em uma mesma era vier um segundo personagem da mesma categoria que já saiu, obrigatoriamente devemos ficar com ele, o que pode ser ruim pois ele pode substituir um personagem mais forte que você já pegou. E continuar puxando cartas pode fazer também com que encontremos o Vórtex  temporal, fazendo a gente encerrar nosso turno sem ganhar nada!

O jogo também tem um Take That que deixa aquele clima de treta na mesa, cada categoria de personagem tem um poder especial que é ativado quando a gente pega a carta.

  • Os Humanitários recrutam para seu grupo um personagem da mesa de outro jogador que tenha um valor igual ou menor que o seu.
  • Os Militares lutam contra um ou mais personagens em que os valores somados sejam igual ou menor do que o seu valor, removendo esses personagens para a pilha de descarte.
  • Personagens Criativos permitem que o jogador compre do baralho da era em que ele pertence uma quantidade de cartas igual ao seu valor e fique com uma delas.
  • Cientistas permitem que a gente compre cartas de foguete para que na nossa próxima rodada a gente possa começar em uma era mais no passado.
  • E os Desbravadores permitem que a gente compre cartas da pilha de descartes igual ao seu valor, e fique com uma.

O jogo pode terminar de três formas, quando um jogador completar seu time de cinco personagens, quando acabarem as cartas de uma era, ou quando um jogador cumprir um objetivo geral da mesa, que é outra coisa bem divertida do jogo, como o objetivo "Mate o Bebê Hitler", por exemplo!
 
No final da partida os jogadores somam pontos das cartas que conseguiram pegar mais o ponto de objetivo caso tenham cumprido. Uma nova partida recomeça até que um jogador atinja a pontuação geral combinada no início do jogo!

Jogamos com o Cacá (E aí, Tem Jogo?), Fabrício (Aftermatch) e o próprio designer Fabio Michelan, e vou falar pra vocês meus amigos, que jogo divertido! Uma das rodadas eu venci cumprindo um objetivo que era ter um personagem Criativo e Jesus Cristo no meu time!


Agora vamos para as considerações históricas!
 
A escolha do recorte temporal das eras foi muito bem feita ao dividir a Idade Contemporânea em duas, muitos historiadores defendem essa divisão como um marco para finalizar a Idade Contemporânea que começa com a Revolução Francesa em 1789 e vai até os dias atuais.
 
Nomes de personalidades da nossa história, como Santos Dumont, Zumbi dos Palmares, Ayrton Senna e Paulo Freire brilharam pra mim! 

Eu super recomendo que você participe do financiamento do jogo, as cartas serão produzidas pela Copag e com as ilustrações belíssimas e divertidas de Rafael Gandine (Siga o Instagram dele!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário