quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Esse jogo é um LUXOR

PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE PEDIR DESCULPAS PELA PIADA NO TÍTULO.


Fala aí meus amigos! Estamos de volta e hoje falaremos de um grande jogo, o Luxor!
O Luxor foi lançado no Brasil pela Calamity Games, que vem fazendo um excelente trabalho trazendo os jogos da Queen Games, como o Kingdom Builder, o Merlin e o Metro, esse último eu ainda não conheço... Foi lançado em 2018 e é do designer Rüdiger Dorn, o mesmo designer do Istanbul e Karuba, conhecidos aqui no Brasil, e de clássicos como Goa, Louis XIV.
Tem uma complexidade bem baixa segundo o BGG (1,98/5), e realmente é um jogo bem simples de se jogar, suas mecânicas são Gestão de Mão e Set Collection. 

O tabuleiro do jogo mostra os corredores do Templo de Luxor e devemos usar as cartas da nossa mão para mover nossos meeples pelos tiles que formam o caminho dentro do templo até a tumba do faraó. Mas tem um porém aí... Das cartas na nossa mão só podemos usar a primeira ou a última carta, e isso é algo que deve ser bem lembrado pelos jogadores, não podemos trocar a ordem das cartas na mão!

 

Após jogar uma carta, devemos mover nosso explorador uma quantidade de espaços igual ao mostrado na carta, no exemplo acima, se jogássemos a carta da esquerda, poderíamos mover de 1 a 4 espaços, se jogássemos a da direita, apenas uma carta. Após mover o explorador, devemos executar a ação do espaço onde paramos, que pode ser comprar um novo tipo de carta na ação na peça de Hórus, avançar novas casas na peça de Osíris, realizar uma ação do templo caso um tile de templo esteja revelado ou coletar uma peça de tesouro, essa última ação é uma das mais importantes para se vencer o jogo, pois ao final da partida marcamos pontos pelo set collection de tesouros que coletamos no templo.

No final da partida também ganhamos pontos pelos escaravelhos e chaves que coletamos nos espaços de templo e de Hórus respectivamente, e o jogo termina quando dois exploradores, pode ser do mesmo jogador ou de jogadores diferentes, entram na tumba do faraó!
Mas não pense que é fácil entrar na tumba, para entrar devemos gastar uma chave e jogar uma carta que nos faça andar EXATAMENTE o número de espaços para entrar!
 

E é isso! Luxor é um jogo bem simples de se jogar mas com uma boa dose de estratégia. E com um tema bem legal que é a exploração do Templo de Luxor, um dos maiores museus a céu aberto do mundo! Ele tem uma expansão que trás alguns módulos para se adicionar ao jogo, e a Calamity Games está trazendo ainda esse semestre!
Os jogos que a Calamity Games está trazendo para o Brasil estão com uma qualidade excelente! E o Luxor é um exemplo, as peças, cartas a bandeja interna... Tudo um luxo (daí a minha piada infame hahahahaha)! Se ainda não pegou o seu, vale muito a pena!

O Palácio de Luxor foi fundado em 1400 a.C. na histórica cidade de Tebas em adoração aos deuses Ka, Ámon, Mut e Quespisiquis. O templo tinha um importante significado para a região pois durante o Festival de Opet, uma grande estátua de Ámon era levada pelo Nilo até o templo de Carnaque para lá ficar junto da estátua de Mut, a cônjuge de Ámon, e assim celebrar a fertilidade e trazer boas colheitas para a região. 


E é isso, espero que tenham gostado! 
Um abraço pessoal!

JH Podcast no Spreaker, assina lá: https://www.spreaker.com/jogadahistorica 
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário