quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

EL GRANDE - A Espanha ontem e hoje

Fala pessoas! Queria abrir essa postagem anunciando que estou de volta ao conteúdo escrito, como tudo começou... Quando era tudo mais simples! E pra celebrar os  bons tempos, vamos hoje de El Grande!


Começando com a ficha do jogo:

  • Lançado em 1995;
  • 2-5 jogadores (melhor com 5);
  • Aproximadamente 90 a 120 minutos de jogo;
  • Designer de Wolfgang Kramer e Richard Ulrich;
  • Mecânica principal - Controle de Área.
 

Background Histórico

Essa obra-prima do controle de área é baseada na Espanha do século 15, onde haviam doze reinos, um condado, um principado e as províncias Bascas. A Espanha era composta de cinco grupos étnicos: Espanhóis, Bascos, Galegos, Catalãos e Mouros.

A aristocracia espanhola, principalmente os Grandes - a alta aristocracia - ditavam a política  e a sociedade. Contudo, a média aristocracia - os Caballeros - também gozavam de um nível de poder.

O tabuleiro do El Grande mostra 9 regiões da Espanha e mais um espaço para o Castillo, que fica onde hoje é a ilha de Mallorca.


Sobre o Castillo, acredito se tratar do Castelo de Bellver, que até o século 14, e posteriormente no século 18, foi usado como uma prisão. Para quem já jogou El Grande, o Castillo é uma torre de madeira (ou papelão, dependendo da versão) onde colocamos nossos Caballeros, criando um "controle de área às cegas" onde a maioria de Caballeros vai dar ao seu dono uma maior quantidade de pontos de vitória.

 


 


 

A Grandeza era um título aristocrático conferido a alguns nobres espanhóis, e os detentores dessa dignidade gozavam de privilégios bem semelhantes aos Pariatos (sistema de títulos aristocráticos) do antigo regime francês e inglês durante a Idade Média. 

Todos os ducados espanhóis são vinculados a um título de nobreza, mas apenas alguns marqueses, condes, viscondes e barões têm tal distinção. Um nobre podese tornar Grande várias vezes, pois a Grandeza não é associada a um indivíduo, e sim a um título. Por isso, os nobres da Espanha com mais de um título, como a atual Duquesa de Medinacelli e o Duque de Alba, são chamados de Grandiosos, pois possuem respectivamente 10 e 9 títulos de nobreza.

Inclusive, Grandissimo é o nome de uma das expansões do El Grande!


O termo Grande em espanhol é conhecido na língua portuguesa como Grandeza, e esse título também foi atribuído à nobreza de Portugal e por consequência no Brasil. Em Portugal os detentores  da grandeza  eram conhecidos como Grandes do Reino, os Duques, Marqueses e Condes portugueses tinham  Honras de Grandeza e o mesmo se passava para alguns membros do alto clero, como Cardeais, Arcebispos, Bispos e Abades. A expansão Grandissimo adiciona a região de Portugal ao jogo, fica muito bom!

O jogo

Pessoal, o El Grande é  um dos meus controle de área favoritos, ele tá ali disputando pau a pau com o Tikal (que também é o Kramer, junto com o Kiesling), e não posso nem dizer que o El Grande ganha por ter uma temática histórica, pois o Tikal também tem um pézinho na história.

Mas vamos lá, no El Grande nós temos uma certa quantidade de Caballeros a nossa disposição, que são os cubinhos - ou meeples nas versões mais recentes - e um Grande - um "cubão" ou "meeplão" nas versões mais recentes. No começo do jogo cada jogador começa com 10 Caballeros e 1 Grande. Os Caballeros restantes ficam em uma reserva que chamamos de Províncias, e podem ser adquiridos mais tarde durante o jogo.

 

Existe também a peça do Rei, que é um "piãozão" gigante, que muitas vezes é confundido com o tal "Grande" do título do jogo. O Rei fica vagando de região em região e é com base nisso que o jogo rola. A cada turno os jogadores jogam cartas que vão definir a quantidade de Caballeros que serão usados no turno, assim como a ordem da iniciativa e os Caballeros só vão poder ser alocados em regiões adjacentes àquela em que o Rei se encontra.

E a genialidade do jogo segue a partir daí. Há cartas de ação que vão permitir uma série de manobras, desde mover o Rei, até retirar peças de outros jogadores e o Veto do uso de outras cartas de ação.

O jogo possui 9 rodadas e três fases de pontuação, em cada fase de pontuação as regiões são pontuadas pela maioria de peças de cada jogador, os jogadores ganham pontos extras por terem a maioria em regiões adjacentes a onde o Rei se encontra e em regiões onde seu Grande está. Durante as fases de pontuação os Caballeros que foram colocados no Castillo também saem de lá e são colocados em uma região específica que é escolhida através de um disco onde secretamente os jogadores apontam em que região desejam colocar suas peças.

A Espanha hoje

A Espanha hoje possui um Estado multinacional,seu território contempla inúmeras nações e troncos étnicos, estes possuem um relativo grau de autonomia de organização e coesão social. 

Mas ao contrário de muitas outras localidades onde essa pluralidade cultural é pacífica, na Espanha há uma elevada instabilidade política envolvendo principalmente os Catalãos e os Bascos e também outras etnias como os galegos e navarros.

A questão dos Catalães e dos Bascos possuem raizes bem antigas, mas ficou mais evidente durante a ditadura de Francisco Franco, entre 1939 e 1977, que reprimiu duramente qualquer manifestação de independência por parte desses povos.

 A região da Catalunha foi uma das que mais se desenvolveu economicamente na região, sendoa primeira a se industrializar no país ao longo do século 18. Assim, por ter se tornado a localidade economicamente mais estável, a Catalunha presenciou um movimento intelectual no século 19 chamado de Renascimento, em que se buscava resgatar a identidade cultural e o idioma original dos Catalães. Esse movimento é a base da busca pela independência da Catalunha.

O País Basco, que na verdade não é um país, é atualmente uma das regiões autônomas da Espanha ocupando uma área de 20 mil quilômetros quadrados, onde vivem mais de 3 milhões de habitantes. O povo Basco ocupa a região há mais de 5 mil anos, resistindo a diversas invasões, inclusive aos romanos, e preservando seus costumes ao longo desse tempo. Atualmente o idioma Basco é  o mais antigo dentre os atualmente utilizados na Europa.

Assim como ocorreu com a Catalunha, o País Basco sofreu uma dura repressão durante a ditadura de Francisco Franco (1939 - 1977), que proibu os movimentos de independência e proibiu o uso do idioma Basco. Essa proibição serviu para aflorar ainda mais o sentimento de recusa à denominação hispânica, sendo responsável inclusive pelo surgimento do grupo terrorista ETA (Euskadi Ta Askatasuna - Patria Basca e Liberdade, em Basco), que realizou atentados a partir da década de 1970.

Vale a pena?

VALE MUITO!! O El Grande está chegando no Brasil gente, quem tiver a oportunidade de adquirir essa maravilha, não pense duas vezes! É um jogo maravilhoso!!

A edição que está chegando é a Big Box, que traz várias expansões para deixar o jogo ainda melhor!


Valeu pessoal! Um abraço!

Um comentário:

  1. Adoro seu canal, e essa contextualização histórica que você dá aos jogos sempre é animal. Obrigado pelo texto

    ResponderExcluir