quarta-feira, 24 de abril de 2019

DOFF-SP 2019: 10 Dicas pontuais!!



Fala aí meus amigos! Esse final de semana dos dias 27 e 28 de abril de 2019 vai rolar o Diversão Offline - SP  2019! 

Estive em todas as edições do Rio de Janeiro e esse ano vai ser minha primeira participação no DOFF de SP. Então vim aqui para dar a vocês 10 dicas pontuais do que fazer no DOFF! São 10 dicas pra você ir direto! Sem erro!!

Se você acabou de acordar de um coma, ou é de outro planeta, ou acabou de entrar no hobby e não sabe o que é o DOFF, vou explicar:
 
É simplesmente o MAIOR evento de jogos de tabuleiro e RPG da América Latina! Vai acontecer no Centro de Convenções São Luis.

Vamos para as dicas!


1- Assistir a demonstração de jogos inéditos e projetos originais.
O DOFF a cada ano escreve uma nova página na história dos jogos analógicos no Brasil, tanto que muitas editoras coordenam seus calendários de lançamentos para as datas do evento. Então se você vai visitar o Diversão Offline você vai saber primeiro! Foi assim no DOFF de 2017 quando em primeira mão ficamos sabendo do lançamento no Brasil de Twilight Imperium 4 e Star Wars Rebellion pela Galápagos Jogos, que esse ano vai estar lá com mesas de futuros lançamentos, como Mage Knight, Santorini, Camel Up, Kick Ass e o History of the World que eu coloco em destaque aqui como um jogo histórico que gostaríamos de falar aqui no canal algum dia! 
Há também a área de protótipos, onde você poderá experimentar e testar de forma construtiva os projotos de autores independentes! E aqui vai a minha sugestão: Quilombolas - A Guerra dos Palmares, de Valter Bispo. Esse eu vou fazer questão de jogar!


2- Conhecer e jogar com game designers internacionais.
Acho que o título já diz tudo não é?
Na Conclave Editora teremos Michael Shinall, criador do A Song of Ice and Fire e Roberto Fraga, cocriador do Captain Sonar. Eles vão passar o dia rodando pelo evento, conversando com a
galera e, é claro, jogando também.
Além dos meus camaradas Fel Barros, Sérgio Halaban e Leandro Pires.

3- Ver discussões sobre o mercado, na área de palestras.
As palestras do último DOFF foram um sucesso, e tudo tende a evoluir! Ano passado rolaram painéis sobre a adaptação de jogos para pessoas com deficiências, sobre o público LGBT, entre outros. Nesta edição, a proposta é discutir o mercado de jogos analógicos como um todo. Os visitantes poderão aprender sobre financiamento coletivo, produção independente, os jogos como ferramenta de desenvolvimento social e muito mais.
Destaque para a palestra sobre geração de conteúdo com o Power Trio Carioca E aí, tem Jogo, Aftermatch e Siga o Coelho, junto com Jack Explicador, Zabuzeta Jogatina BG e muito mais!

4- Aproveitar descontos e promoções exclusivas.
Você não acha que vai no evento só pra ver palestra e tirar foto com YouTuber né? Vamos tirar o escorpião do bolso! Vai ter um monte de jogos com descontos e jogos com venda exclusiva no evento, como o Azul: Vitrais de Sintra e Reykholt, do mestre Uwe Rosemberg, lançamentos da Galápagos!

5- Presenciar a reunião das principais empresas do mercado.
Como já falei, as editoras estarão lá! Então você terá a oportunidade de conhecer de perto aqueles que levam pra sua mesa a diversão! Minha recomendação é a Ludens e Potato Cat, as mais novas parceiras do canal. E destaque pra Papergames, saca só:
  • Mesas rotativas com os principais títulos da editora, durante toda a feira;
  • Conheça alguns dos futuros títulos da editora (2019-2020), que serão anunciados na feira!
  • Lançamento oficial do jogo Hanabi, com início das vendas;
  • Lançamento oficial de um novo jogo da Linha Pocket (não anunciado!), com início das vendas;
  • Todos os jogos à venda com até 40% de desconto!
  • Sorteio de brindes e prêmios em todas as compras realizadas.
6- Ver um grande encontro dos fãs com os criadores de jogos e de conteúdo.
O DOFF reúne todo o cenário de jogos de forma muito completa. Desde a origem, com autores e designers, empresas que realizam a produção e comercialização dos jogos, os fãs e consumidores desses produtos, e também a galera que testa e produz conteúdo sobre esses jogos. No DOFF você vai poder esbarrar com a galera que leva o conteúdo dos jogos pra você, meus destaques são: Leandro Zombie do Meeples & Nipples, Jack Explicador da Meeple TV, Jogada Histórica e Polêmeeple!

7- Participar de atividades exclusivas nos estandes.
Os estandes não servem apenas para vender produtos maravilhosos a preços super legais.
Aqui vão as minhas dicas para o sábado... 
Na Conclave das 11h30 às 14h30 Workshop de Pintura de miniaturas com o estúdio Blue Knight.
Na Galápagos arena Keyforge, até eu vou lá jogar!
Game Maker, demonstração de projetos de jogos educativos e corporativos.

Dicas para o domingo...
Grupo Ludens, mesas fixas de Abstratus e Grasse, com os autores. Sério, Abstratus é muito legal!
Retropunk, lançamento oficial de Castelo Falkenstein... Castelo Falkenstein!!!!


8- Poder descobrir como trabalhar nesse mercado.
Como o foco das palestras desta edição é o mercado, você que sonha em fazer parte desse meio, como autor ou editora, vai ter uma visão completa do caminho necessário para alcançar este objetivo. Minha dica é a palestra de domingo, das 11:30h às 12:20h

EDITORAS E JOGOS NACIONAIS NAS FEIRAS INTERNACIONAIS
Participantes – Antonio Pop (RedBox Editora – Tsukiji) / Renato Simões (Geek’s N Orcs – Futboard) / Cristiano Cuty (Conclave – Gnomópolis)
Mediador – Rodrigo Rego (Mansão das Peças – Dead & Breakfast)

9- Ver o futuro do hobby se formando.
Com atividades e programação que atrai também as crianças, o DOFF também tem se tornado ponto de encontro dessa nova geração de gamers e fãs do hobby. Os visitantes, de todas as idades, podem conhecer e testemunhar como será o futuro dos jogos através das reações e escolhas tomadas pelas crianças que frequentam o evento. Essa eu fiquei conhecendo no release do evento, uma iniciativa maravilhosa!

10- Participar da maior concentração de fãs de jogos de mesa, no Brasil.
Minha dica aqui é direta! Os dois dias estão esgotados! Se você conseguiu comprar os ingressos mas ainda não tem um grupo formado e não conhece ninguém, essa é a hora! Vai lá conhecer a galera!!


 VEJO VOCÊS NO DOFF SÃO PAULO 2019!


Nenhum comentário:

Postar um comentário