quarta-feira, 6 de março de 2019

Francis Drake - Pirataria na Era Elisabetana


Contexto histórico: Rainha Isabel I, Felipe II (União Ibérica), Invencível Armada, Pirataria Semi-Oficial.

Francis Drake é um jogo de 2013, do designer Peter Hawes e publicado no Brasil pela Meeple BR. Em Francis Drake estamos competindo para ver quem consegue suprir por completo (com tripulação, mantimentos, pólvora, etc) os nossos navios para então zarpar em direção às terras espanholas na América e fazer aquela boa e tradicional pirataria!

Isabel I da Inglaterra

Mas vamos entender tudo isso direitinho com aquele contexto histórico! Antes de tudo precisamos entender algumas coisas.
Portugal e Espanha, na Europa, foram os pioneiros nas navegações, os demais reinos demoraram um pouco a entrar para essa aventura devido a questões internas que ainda estavam para ser resolvidas, a Inglaterra por exemplo estava envolvida em guerras, assim como a França.

Por conta desse "atraso" a Inglaterra ficou fora da festa do roubo de ouro e prata da América, e depois de tanta guerra precisava reabastecer os cofres da coroa. Inglaterra e Espanha já tinham algumas rusgas por questões religiosas, Inglaterra protestante havia condenado outras formas de expressão do cristianismo pela Europa, e a Espanha Católica não poderia ficar calada.

Juntando tudo isso, a Rainha Isabel I (ou Elisabeth I, se preferirem) meio que "autorizou" a pirataria no Caribe, como uma forma de expansão marítima e enriquecimento, já que os navios espanhóis carregavam sempre muito ouro e prata da América.

E quem foi Francis Drake? 
Pois bem, ele foi um capitão inglês, vice-almirante do Reino da Inglaterra. Ele começou como corsário à serviço da Rainha Isabel I.
Francis Drake

Ele ficou mais conhecido por suas aventuras no Caribe e sua luta incessante contra Felipe II da Espanha. Uma das suas maiores façanhas foi ser o segundo em comando na Batalha de Gravelines, que aconteceu no Canal da Mancha perto de Gravelines, na França. Nessa batalha Drake ajudou a marinha Inglesa a derrotar a Invencível Armada, como era conhecida a frota espanhola reunida por Felipe II em 1588 para invadir a Inglaterra.
Felipe II da Espanha

No jogo o que temos são jogadores participando as incursões no Caribe, nós devemos correr para abastecer nossos navios em cada uma de três viagens para saquear e lutar contra os espanhóis no Caribe, recebendo a ajuda de Francis Drake e da Rainha Isabel I, saqueando cidades, fortes e galeões, e assim roubando ouro, prata e joias para no final ganhar mais pontos de vitória e se consagrar o vencedor!
Francis Drake foi uma grande surpresa pra mim! Um jogo bem divertido, apertado e muito disputado! RECOMENDO!

Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário