quarta-feira, 20 de março de 2019

As Façanhas de Endeavor: O Trajeto de Vênus


Fala meus amigos! Estou de volta para mais um post da série As Façanhas de Endeavor, e hoje vamos observar um fenômeno astrológico, o Trajeto de Vênus!

O Trajeto de Vênus é um fenômeno que marca a passagem do planeta Vênus na frente do Sol, semelhante a um eclipse solar, e esse fenômeno só é possível com o alinhamento do Sol, Vênus e Terra.

No ano de 1768 esse fenômeno aconteceu, foi o mesmo ano da primeira expedição científica pelo Pacífico encabeçada pela Royal Society - uma instituição britânica destinada à promoção do conhecimento científico. Para liderar essa expedição foi escolhido o comandante James Cook, a bordo do navio HMS Endeavor, para levar os membros da Royal Society ao Taiti onde o Trajeto de Vênus seria observado.
HMS Endeavor

 James Cook foi um explorador e cartógrafo inglês que posteriormente alcançou a patente de capitão da Marinha Real Inglesa. Ele foi o primeiro europeu a fazer contato com a costa leste da Austrália e Havaí. Ele também foi responsável por cartografar e registrar várias ilhas pelo pacífico durante suas três viagens que vez por esse oceano. Ele é considerado o Pai da Oceania.

James Cook

Vamos falar do nosso querido Endeavor: Age of Sail então? Vamos! Para essa façanha temos um novo "mapinha" na carta da Façanha que mostra o trajeto feito por Cook pelas ilhas do Pacífico Sul. Temos também novos componentes, que são os Marcadores de Trânsito.


E como funciona isso no jogo, vamos lá! Para ativar a façanha devemos destravar as regiões da América do Sul e Extremo Oriente. Cook em suas viagens pelo Pacífico Sul navegou pelo sul da América do Sul em direção ao Extremo Oriente, descobrindo as ilhas pelo pacífico.
Na carta da Façanha existe uma reserva de Marcadores de Trânsito, e cada vez que um jogador realiza a ação de Ocupação ou Navegação, ele deve pegar um disco de seu porto e, começando pelo INÍCIO do mapa e seguindo o caminho, colocar um de seus discos. Após a colocação do disco ele deve escolher um Marcador de Trânsito e ganhar seu benefício.
Depois do Taiti o caminho no mapa se divide entre Nova Zelândia e Austrália, mantendo o tema das viagens de Cook!

A segunda habilidade da carta é através da ação de Compra, o jogador vai remover uma ficha de Atributo Riqueza de seu tabuleiro pessoal e colocar em um espaço da Trilha de Financiador na carta da Façanha, e imediatamente vai receber seu benefício indicado.

A Trilha de Financiador vai ficando cheia de Fichas de Riqueza no decorrer do jogo. Quando o jogo terminar, se o Taiti for alcançado, o jogador que tiver mais fichas na trilha do Pacífico Sul vai ganhar um ponto de Glória para cada Ficha de Riqueza que tiver na Trilha do Financiador. Além da Glória recebida pelos símbolos no mapa!

Viajar pelo Pacífico Sul e mapear suas ilhas foi um grande empreendimento da Coroa Britânica!

Espero que tenham gostado!
Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com



 









Nenhum comentário:

Postar um comentário