quarta-feira, 27 de março de 2019

Brass Lancashire - A Revolução Industrial

Bem-vindo à Lancashire do século XVII. O mundo está prestes a mudar do que poderíamos chamar de uma economia quase medieval para o que nós conhecemos como mundo moderno. Essa mudança será chamada de Revolução Industrial, embora os historiadores levarão um tempo para cunhar esse termo...  

Assim começa o manual desse clássico econômico do Martin Wallace lançado em 2007!


O Brass é um dos meus jogos favoritos, pois a Revolução Industrial é uma das minhas eras favoritas da história!

A Revolução Industrial marcou a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 e algum ponto entre a década de 20 e 40 do século XIX (entre 1820 e 1840).

Nessa época Lancashire se tornou o centro da indústria de algodão através dos inventos de algumas mentes científicas brilhantes da época, como Samuel Cromptom e Richard Arkwright, que inventaram e evoluíram a máquina de fiação, permitindo transformar em escala industrial algodão em fios prontos para tecer, e de James Watt, responsável por introduzir melhorias no motor a vapor, um passo fundamental para a Revolução Industrial.

James Watt

 Richard Arkwright

Samuel Crompton

Nessa época a força a vapor foi combinada com novas máquinas que outrora eram operadas por força humana ou animal, moinhos de algodão foram construídos e minas foram cavadas a grandes profundidades para a extração de carvão, necessário para a geração dessa energia.

No jogo, Martin Wallace tenta contar um pouco dessa história, ele conta que o nome do jogo vem da expressão "Where there's muck there's brass", sendo Brass um termo local para dinheiro (Onde há sujeira/porcaria há dinheiro). 

Essa expressão reflete a imagem da sociedade inglesa na época da Revolução Industrial, onde trabalhadores do campo, já sem possibilidade de trabalho devido ao crescimento da indústria, se mudam para a cidade para trabalhar por mixaria. Esse crescimento dos parques industriais nas cidades transformou a paisagem urbana em uma imagem suja e cinza, com famílias vivendo amontoadas em cortiços e em péssima qualidade de vida, tudo em troca de dinheiro.

Brass é um jogo para três a quatro jogadores onde devemos construir e evoluir nossas indústrias visando a exportação de algodão. Para isso contamos com a construção de Moinhos de Algodão, Portos, Estaleiros, Minas de Carvão e Fundições.

Esses dois últimos são os responsáveis pela geração de recursos do jogo, Carvão para alimentar as máquinas e Ferro para a construção das mesmas. Esses recursos são utilizados pelos jogadores e influenciam um mercado no jogo.

Uma partida de Brass é dividida em dois períodos, o Período dos Canais e o Período das Ferrovias, marcando a evolução do transporte industrial.

Durante a Revolução Industrial, no século XVIII se tornou necessário um sistema barato e ágil para transportar matéria-prima e produtos manufaturados entre as cidades, antes dessa época cavalso puxavam carroças por ruas que ficavam cheias de lama e neve durante o inverno, dificultando muito o transporte.
Em 1761 o Duque Bridgewater mandou construir um canal para transportar carvão de suas minas para compradores em Manchester. Essa construção não trouxe lucros para o Duque, mas reduziu pela metade o preço do carvão em Manchester. Alguns anos depois o sistema de canais Grand Cross ligou, por fim, os rios mais importantes da Inglaterra, conectando todo o centro industrial com portos marítimos. Era o início da Era dos Canais da Grã-Bretanha.

 E os canais ainda estão por lá!

Reprodução de uma embarcação da época.

A rede de canais demorou um pouco para ficar completa, e em 1825, quando estava quase cobrindo todo o parque industrial britânico, o engenheiro George Stephenson inaugura a ferrovia Stockton-Darlington, ligando as duas regiões. Foi a primeira companhia ferroviária pública estabelecida no mundo com uma locomotiva a vapor.

Selo da Companhia Ferroviária

A Revolução Industrial é uma das minhas épocas favoritas da história, pois não revolucionou apenas o campo industrial mas também o campo econômico e social, é nessa época que nasce o pensamento liberal de Adam Smith, o socialismo utópico estabelecido por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier e o socialismo científico de Marx e Engels. Também nessa época nasceram o movimento Cartista e Ludista, e foram organizados os primeiros movimentos sindicais.
 
A Revolução Industrial foi a base para muito do que temos hoje no campo da indústria e da economia, e você pode vivenciar tudo isso jogando Brass!!
 
A Conclave está trazendo esse ano o Brass Lancashire e o Brass Birmingham. O Lancashire é uma reedição do jogo de 2007, com um novo design e bem mais bonitão! 
 
Brass Lancashire
 

  Edição de 2007


Algumas mudanças foram feitas de uma edição para a outra, mas é basicamente o mesmo jogo! O Brass Birmingham eu ainda não tive a oportunidade de jogar, assim como a nova edição do Lancashire.

Então fica aí a dica para a Conclave, um programa histórico especial sobre Brass e a Revolução Industrial! Que tal?
 
 
 Aproveitando para dizer que a Bravo Jogos está fazendo a pré-venda do Brass!! 
Confira AQUI!
 
 
 
Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário