Blog de jogos com temas históricos tem que ter jogo de civilização, senão é golpe! Mas a pergunta que muita gente me fez sobre o lançamento da Galápagos Jogos, Civilization: Um Novo Amanhecer (A New Dawn em inglês) foi a seguinte: "É bom?"
SIM! É BOM!
Mas se você é fã dos jogos eletrônicos do Sid Meier e que jogou a edição de 2010 da Fantasy Flight Games, vamos com calma pra não criar muita expectativa... É UM JOGO COMPLETAMENTE DIFERENTE!
Pra quem chegou agora e não tá ligado, a FFG lançou em 2010 o Sid Meier's Civilization: The Board Game, um jogão que simula muito bem a experiência do jogo pra PC, que foi evoluindo conforme os anos foram passando, e hoje está na sexta edição. No intuito de acompanhar a franquia a FFG lançou o Civilization: A New Dawn, mas resolveu dar ao jogo uma pegada mais leve, sem tirar o feeling de um jogo de civilização. Vou explicar...
Civilization: Um Novo Amanhecer é um jogo de 2 a 4 jogadores, onde competimos em uma expansão cultural, o jogo não é focado em cultivar recursos, montar exércitos e atacar os adversários, e sim em expandir seu território para conseguir alguns recursos e cumprir os objetivos da partida.
Para isso o jogo utiliza uma Barra de Foco, um excelente sistema de seleção de ações. A Barra de Foco contém cinco Cartas de Foco representando os cinco tipos de tecnologias do jogo: Científico, Cultural, Econômico, Militar e Industrial. Cada carta começa em um espaço na Barra de Foco de acordo com o líder da sua civilização e cada espaço corresponde a um tipo de terreno existente no tabuleiro de acordo com sua dificuldade, o terreno mais fácil de se trabalhar, a Pradaria, tem dificuldade 1, passando por Colinas, Florestas, Desertos e Montanhas (que tem dificuldade 5).
No turno de cada jogador ele escolhe uma Carta de Foco, realiza a ação da carta, que será influenciada pela sua posição na Barra de Foco e "reseta" a carta para a posição 1, ajustando as cartas em posição mais baixa para a mais alta, criando um rodízio de força das Cartas de Foco.
O jogador usou a carta na posição 4, "resetou" para a posição 1 e subiu as que estavam atrás! |
Indicador de Tecnologia. |
Com as Cartas de Foco Industriais a sua civilização pode construir Cidades, que servem para aumentar o alcance da sua influência e para construir Maravilhas, claro! Um jogo de civilização não é nada sem as suas Maravilhas!
Detalhe para o Estádio do Maracanã! |
Cidade vermelha com Marcadores de Influência. |
Já as Cartas de Foco Militar permite que o jogador ataque outra civilização, Cidade Estado ou Bárbaros, que são ameaças para a evolução da sua civilização.
Cada civilização vai ter um Líder, que como já foi dito, vai determinar a posição inicial das cartas na Barra de Foco, e vai dar um poderzinho para sua civilização. Esses poderes concedidos pelos Líderes são bem bacanas e temáticos, e nas partidas que eu joguei foram decisivos para a disputa pela vitória.
Os Líderes das Civilizações: Asteca, França, Egito, Roma América, Cítia, Japão e Suméria. |
- Astecas: Civilização Pré-colombiana que existiu onde hoje é o México;
- Sumérios: Habitantes do sul da Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque e Kwait, localizada entre os rios Tigre e Eufrates (jogo excelente que a Galápagos vai lançar, manda pra gente!);
- Citas: Grupo de Povos Iranianos habitantes da Cítia, região da Eurásia. A localização do território onde eles viveram varia um pouco conforme o período... Da região dos Montes Altai, onde as fornteiras da Mongólia, Russia e China se encontram, até a região do baixo Danúbio na Bulgária.
O final da partida acontece quando um jogador completa um objetivo de cada uma das três cartas de objetivos sorteadas no início do jogo.
Avaliação final: Se você procura um jogo de civilização rápido, simples e bonito, Civilization: Um Novo Amanhecer é o jogo que você procura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário