quarta-feira, 16 de abril de 2014

Imperial: Não se apegue a nenhuma nação.

Demorei um pouco essa semana pois estava me preparando para uma prova de História do Brasil, que não tem nada a ver com esse post...


Bem, hoje vou falar de Imperial, um dos meus jogos favoritos, criados por Mac Gerdts e publicado pela Rio Grande Games

Vamos lá...
A Europa na era do imperialismo, investidores internacionais disputam pela maior influência na Europa. Com seus títulos, eles controlam a política das seis nações mais poderosas: Império Austro-Húngaro, Reino da Itália, República da França, Grã-Bretanha, o Império Alemão, e o Império Russo. 

Investidores lutam pela influência das nações europeias, que passam de mão em mão enquanto novas alianças estratégicas e conflitos surgem entre elas, de novo e de novo...


Fábricas são erguidas, frotas construídas e exércitos são convocados. Os investidores observam suas nações expandindo, conduzem guerras, cobram impostos, e recolhem sua receita. 


Tríplice Entente
Tríplice Aliança
Em Imperial, cada jogador representa um investidor internacional. Somente aquele que conseguir aumentar seu capital e ganhar influência nas mais poderosas nações da Europa, será o vencedor.

Estamos entre o final do século XIX e a primeira década do século XX, as seis principais nações da Europa movimentam milhões, investindo em exércitos, ferrovias e na expansão de seus impérios.

Nessa época a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança formavam os dois principais grupos militares da Europa. As seis nações presentes em Imperial fazem parte desses dois grupos, e aqui vai um pouco de informação sobre cada uma delas:

O Império Austro-Húngaro
Governado pelo Imperador Franz Joseph I, fazia parte da Tríplice Aliança ao lado do Império Alemão e do Reino da Itália. Sua principal atividade econômica era a maquinaria industrial, e seu principal parceiro de comércio era o Império Alemão, responsável por quase 50% das exportações do Império Austro-Húngaro.





Reino da Itália 
No reinado de Victor Emmanuel III, a Itália era o elo mais fraco da Aliança. Militarmente, a Itália era muito mais fraca do que seus vizinhos, a França e a Áustria-Hungria. Sua economia era fraca, se comparada com as outras potências da Europa, seu consumo de energia era 90% dependente das usinas de carvão do Império Alemão. Uma das melhores qualidades do Reino da Itália era seu litoral voltado para o Mediterrâneo.

Império Alemão
Wilhelm II (Guilherme II) era o Imperador da Alemanha, maluco por uniformes e militarismo, após a exoneração do Chanceler Otto von Bismarck em 1890, deu início a uma política externa mais agressiva. A Alemanha tinha a ambição de se tornar uma grande potência mundial, contudo esse seu "apetite" por angariar colônias acabou sendo um balde de água fria nas suas relações externas. Suas constantes tentativas de firmar um acordo naval com a Grã-Bretanha falharam. O antigo acordo no qual o seu arqui-inimigo, a França, estava diplomaticamente isolado na Europa, entrou em colapso quando a França estabeleceu relações amigáveis com a Grã-Bretanha e Rússia. Apenas o Império Austro-Húngaro se manteve leal em suas relações com o Império Alemão.

República da França
Governada por Raymond Poincaré desde 1913. A França, que perdeu a guerra com a Alemanha em 1870 - 1871 (Guerra Franco-Prussiana), assistiu o crescimento militar de seu rival e quase entrou em guerra com a Grã-Bretanha por um território no norte da África, em 1898, mas a partir de 1904 sua aliança com os britânicos ficou bem mais amigável, assim como com os Russos. Para enfraquecer a Alemanha, a França deu uma forte ajuda financeira à Russia, para fortalecer seu poderio militar e suas ferrovias.

Grã-Bretanha e Irlanda 
Reinada por George V (avô da velhinha Elizabeth II) foi coroado Rei em 1910. A Grã-Bretanha possuía um império gigantesco. Deixou de lado sua rivalidade com a França e a Russia pelas colônias na África e Ásia e formaram a Tríplice Entente, graças ao interesse em comum de se opor à agressiva política externa de Guilherme II da Alemanha.





Império Russo
Governado por Nicolau II, o último Imperador da Russia. Seu reinado terminou em 1917 com a Revolução Russa (que foi satirizada na Revolução dos Bichos por George Orwell, que por sua vez inspirou o excelente card game WarZoo). A Russia tinha tudo para ser a nação mais poderosa do mundo, devido à sua crescente população e ao seu tamanho geográfico. 
Tentou ampliar sua influência sobre o Canal de Bosforo, na Turquia, o que resultou em uma tensão com o Império Austro-Húngaro e com a Alemanha, ambas aliadas da Turquia. 

Carta do Investidor e o Banco Suíço.
Embora pareça ser um jogo de guerra, Imperial é um jogo econômico onde o interesse em controlar determinada nação fala mais alto. Isso reflete muito a situação da Europa nesse período que precede a Primeira Grande Guerra. No decorrer do jogo cada jogador assume o papel de Investidor, onde ele pode comprar títulos de cada um dos seis países, aumentando a sua influência em cada nação, fazendo com que o controle de uma nação mude de mãos. Existe um sétimo país que tem um papel interessante nessa última edição do jogo, a Suíça, o único território do tabuleiro que não pode ser invadido.
Por todo esse período (fim do século XIX e início do século XX), a Suíça cresceu economicamente investindo em muitos países vizinhos. Isso fez com que por muitas vezes ela não fosse invadida.


Títulos do tesouro.
Imperial é um jogo tenso, você começa controlando uma ou mais nações, investe em exércitos, fábricas, etc... Mas em algumas rodadas depois você pode perder tudo o que você investiu quando a nação que você controla troca de mão e você se vê sem nenhuma nação, ou controlando uma outra que está prestes a tomar os territórios que você controla, usando o exército que foi construído com o seu investimento!

Esse clima de tensão exemplifica muito bem a Europa dessa época, onde o assassinato do príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro foi a gota d'água para um início de um conflito que deixou milhões de mortos, a Primeira Grande Guerra.

Concluindo, imperial é um jogo um pouco pesado em termos de regras, mas muito bom para exemplificar como funcionavam as relações econômicas e militares no período do Imperialismo na Europa.

E no final, como sempre, ganha quem tem mais dinheiro!

MILHÕES!!!!


3 comentários:

  1. Você já jogou Imperial 2030? Como compararia os dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Vou fazer essa comparação nos próximos dias! Não devo fazer uma publicação especialmente para o 2030, apenas vou falar um pouco sobre os dois!

      Mas adiantando, as nações do 2030 são mais contemporâneas, lá temos a Europa como uma nação, por exemplo.

      Abraço!

      Excluir
  2. Muito bom, ´ha muito joguei o jogo e realmente é bacana.

    ResponderExcluir