segunda-feira, 7 de abril de 2014

Troyes: E os pilares da sociedade medieval

Fala pessoal! Vou falar hoje sobre um jogo que gosto muito, o Troyes, de Sébastien Dujardin, Xavier Georges e
Alain Orban, publicado em 2010 pela Z-Man Games. 


Vamos lá!

A fundação da Catedral de Troyes foi estabelecida no ano de 1200, mas a mesma só foi concluída 400 anos depois, Troyes é um jogo que nos leva à experiência de uma sociedade medieval por quatro séculos de história, participando do desenvolvimento de uma das cidades medievais que mais marcou a cultura ocidental. Nesse jogo fazemos parte de uma família rica da região francesa de Champagne, usando nossa influência para recrutar forças das três principais ordens sociais da época.

Catedral sendo construída e a Catedral pronta!

Naquela época a sociedade era organizada em três ordens: A Nobreza, o Clero e os Camponeses.
  • A Nobreza formava principalmente a força militar, protegendo as terras e promovendo a justiça, mesmo que pelos seus próprios meios. Representada pelos dados vermelhos;
  • O Clero guiava espiritual e religiosamente a sociedade, contribuindo para manter e desenvolver o conhecimento e a cultura. Representado pelos dados brancos;
  • Não se levava muito em consideração os Camponeses, mas seu trabalho duro e diário era essencial para suprir as necessidades básicas da população. Representado pelos dados amarelos.

Os dados negros são ameaças à cidade.
No jogo cada domínio oferece diferentes benefícios: Os Militares (vamos chamar assim a Nobreza, pois seu papel nesse jogo é mais militar mesmo...) permitem que você combata com mais eficiência as ameaças (representadas pelos dados negros). O Clero foca na construção da Catedral, e na educação dos Camponeses e Militares. E os Camponeses trabalham duro para encher os cofres da cidade.



Palácio, Prefeitura e o Bispado
Os jogadores utilizam seus Cidadãos, que representam pessoas que trabalham para sua família buscando

influência em um dos três domínios da cidade, que no tabuleiro são representado por três prédios, o Palácio para os nobres Militares, a Prefeitura para os Camponeses e o Bispado para o Clero. Lá, dependendo de quantos Cidadãos seus estiverem trabalhando, você ganha uma certa quantidade de dados, que representam a força de cada um dos três domínios.

Cada distrito da cidade com suas forças.
São com esses dados que jogamos, a cada rodada podemos utilizar o poder que temos naquele domínio para executar ações nas Cartas de Atividade, que representam atividades comuns àquela época ou combater eventos que ameaçam a cidade.

O Trovador, o Monge e o Moleiro (que trabalha no moinho). Cartas de Atividade.

Pilhagem - Carta de Evento

Todas essas ações são realizadas levando em consideração o objetivo de um personagem histórico que influência a sua família. Esses personagens foram pessoas de grande influência que ajudaram a fazer da cidade o que ela é hoje! Aqui vai um pouco de cada um desses personagens:

Chrétien de Troyes
Chrétien de Troyes foi um poeta francês do final do século XII. Foi um dos primeiros autores de romances de cavalaria, e o criador da lenda do Santo Graal. Ele precisa de leitores, e recompensa os jogadores de acordo com a quantidade de Cidadãos em cada uma dos três prédios da cidade. 
Urbano IV

Urbano IV era filho de um sapateiro em Troyes e se tornou Papa em 1261 após ter sido um escriturário na Catedral. Foi quem instituiu o feriado de Corpus Christi em 1264, ano de sua morte.  Ele recompensa àqueles que ajudam a construir a Catedral.


Teobaldo II
Teobaldo II foi Conde da região de Champagne, responsável por instigar as grandes feiras de comércio, levando Troyes de uma pequena cidade à capital da região de Champagne. Ele recompensa os jogadores pelo acúmulo de dinheiro.

Hugo de Payens
Hugo de Payens foi o fundador da Ordem dos Templários. Durante o Concílio de Troyes em 1129, a Ordem dos Cavaleiros Templários foi oficializada pela igreja. Ele recompensa os jogadores por Pontos de Influência acumulados.

O Florentino
O Florentino, como era conhecido Domenico del Barbieri, foi um escultor que viveu em Troyes no período Renascentista, famoso pelas nelas esculturas que criou para igrejas. Ele participou da reconstrução da cidade após o incêndio que a destruiu em 1524. Ele recompensa os jogadores pela sua quantidade de Comerciantes.

Henrique I
Henrique I de Champagne, foi filho de Teobaldo II, lutou na Segunda Cruzada e após a morte de seu pai, assumiu o título de conde e foi o responsável por tornar a cidade um dos lugares mais seguros para o comércio na França. Ele recompensa os jogadores pela quantidade de Eventos combatidos.

O jogo dura uma quantidade determinada de rodadas e ao final da ultima rodada vence o jogo aquela família que conseguiu mais fama, representada na forma de Pontos de Vitória.

Troyes é um jogo que mostra muito bem como era e como funcionava a sociedade medieval na Europa, como a população trabalhava em função de um único objetivo - nesse caso a construção da Catedral - quais eram as principais forças políticas, sociais e econômicas daquela época e de quebra, as curiosidades sobre as figuras históricas que nasceram naquela região.

É um jogo rápido e muito interessante para ensinar sobre o assunto!

Bem... É isso!

Semana que vem, um salto para o século 19, alguém arrisca?

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