quinta-feira, 27 de junho de 2019

Hora do Intervalo: Hanabi



Estou de volta meus amigos! E hoje vamos falar do vencedor do Spiel des Jahres de 2013! Solta o morteiro que hoje é dia de Hanabi, clássico cooperativo de cartas de Antoine Bauza!

Antes de começar quero agradecer mais uma vez à Papergames por confiar no trabalho desse blog, que agora também é podcast!

Vamos lá! Hanabi é um jogo cooperativo de cartas que já começa com uma peculiaridade muito interessante, a mão de cartas dos jogadores fica virada para fora, para que todos os outros jogadores, menos você, saibam o que você tem na mão.

No Hanabi nós somos pirotécnicos, e por acidente misturamos os ingredientes e agora precisamos separar tudo para o grande festival de fogos.

Qual é a do jogo?
O objetivo do jogo é criar cinco fogos de artifício de cores diferentes e para isso devemos dar dicas para os outros jogadores sobre que cartas baixar para a mesa sem falar descaradamente qual escolher!
Na sua vez de jogar você deve escolher uma dentre três ações, que são:

Dar uma informação: O jogador pega uma das cartas de dica (azul) de dentro da tampa da caixa (isso faz parte do setup!), descarta e dá a outro jogador uma informação que pode ser sobre uma cor, apontando as cartas e dizendo quais suas cores, ou dando uma informação sobre o valor, da mesma forma que fez com as cores.

Carta de dica e carta de penalidade

Descartar uma carta: O jogador descarta uma carta da sua mão e devolve uma carta de dica para dentro da tampa da caixa do jogo. Então ele pega uma nova carta, sem olhar...

Jogar uma carta: O jogador pega uma carta da sua mão e baixa para a mesa, nesse caso há duas possibilidades. A carta começa ou continua ou completa um fogo de artifício, ou a carta não começa, não continua e também não completa um fogo de artifício, nesse caso a carta é descartada e você deve colocar uma carta de penalidade (vermelha) dentro da tampa da caixa do jogo. Nos dois casos o jogador deve comprar uma nova carta.
Cartas do jogo

As cartas baixadas devem seguir uma sequência de 1 a 5, que são os valores dos fogos. Quando completamos uma sequência com o número 5, aquele tipo de fogo de artifício estará pronto.

Fim do jogo:
Uma partida de Hanabi pode terminar de três formas. 
Quando a terceira carta de penalidade for colocada na tampa da caixa. A partida termina na hora e os jogadores perdem.
Se os pirotécnicos conseguirem completar os 5 fogos de artifício, nesse caso todos ganham a pontuação máxima de 25 pontos!
Ou se um pirotécnico pega a ultima carta do baralho, nesse caso cada jogador irá jogar mais uma vez, incluindo quem pegou a última carta, e então a pontuação dos jogadores é calculada somando os valores das cartas de maior valor de cada tipo!

O Hanabi ainda vem com uma expansão, a Avalanche de Cores! São cartas multicoloridas que são misturadas no baralho, e que contam como uma sexta cor, e com elas o objetivo do jogo muda, fazendo com que os jogadores tenham que montar seis fogos ao invés de 5, alterando também a pontuação máxima para 30.

Cartas da expansão

É um jogo super simples e excelente! A Papergames mais uma vez mandando super bem!

Se quiser saber mais sobre minhas impressões do jogo, dá uma escutada no JH Podcast! O link está aqui em baixo!

JH Podcast no Spreaker, assina lá: https://www.spreaker.com/jogadahistorica 
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário