quarta-feira, 3 de abril de 2019

As Façanhas de Endeavor: A Cia das Indias Orientais


Essa postagem está sendo feita no dia 3 de abril de 2019, um mundo capitalista onde grandes empresas são poderosas o suficiente para influenciar tratados internacionais, promover guerras e submeter países em desenvolvimento à suas agendas...

Esse é o século XXI, mas no século XVII, mais precisamente em 1602, nasce a Companhia Holandesa das Índias Orientais (CHIO), a primeira e verdadeira grande corporação multinacional! Ela foi criada dois anos depois da criação da Companhia Inglesa das Índias Orientais em uma tentativa de excluir os rivais europeus daquela importante rota comercial que era as Índias.

A CHIO se torna em poucos anos uma das maiores potências militares e econômicas daquele século, mercadores armados da CHIO capturam um forte português nas Ilhas Molucas, invadem Jacarta em 1619 e a renomeia como Batavia, o nome em latim dos Países Baixos, e a transforma em sua capital.

Em 1609 criam em Amsterdã o Banco de Amsterdã, para apoiar o comércio de metais preciosos vindos das colônias. Em 1610 o seu capital é dividido em quotas iguais e transferíveis, fazendo assim surgir o conceito atual de ações (aktien).

 Edifício da CHIO em Amsterdã

Anos depois, em 1652 a Cidade do Cabo é fundada por Jan van Rieebeck, essa região se torna mais tarde colônia neerlandesa. Em 1669 a CHIO era a mais rica companhia privada do mundo! Com mais de 150 navios mercantes, 40 navios de guerra, um exército privado de 10.000 soldados e mais de 50.000 funcionários, e uma distribuição de dividendos de 40%!

 Jan van Rieebeck
 

No Endeavor essa façanha tem uma das habilidades mais legais do jogo! Para habilitar essas façanhas as regiões da África e Extremo Oriente precisam ser destravadas.
Com a ação de Compra você pode devolver um Edifício não ocupado do seu tabuleiro de jogador de volta para o suprimento e então escolher um novo Edifício de até um nível maior, e se você gastar uma ficha de Indústria esse edifício pode ser de até dois níveis acima! 



A segunda habilidade, você pode ocupar Batávia ou Cidade do Cabo, na ficha de Façanha, a Batávia conta como uma cidade no Extremo Oriente e a Cidade do Cabo como uma cidade da África.

A terceira habilidade dessa façanha é realizar uma ação de Ataque normal à Batávia ou Cidade do Cabo se estiverem ocupadas por um adversário, e então colocar uma ficha de fortificação no local!

No final do jogo você ganha pontos de Glória se controlar a Cidade do Cabo e ela estiver fortificada, a quantidade de pontos varia de acordo com a quantidade de símbolos de Construção em seus edifícios. Também ganha pontos de Glória se Batávia estiver fortificada e a pontuação também varia de acordo com a quantidade de símbolos de navegação nos seus edifícios.

Espero que tenham gostado!
Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário