quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Memoir 44 - Campanha da FEB Parte 2

De Borgo a Mozzano à Barga é o segundo cenário da campanha da FEB que estou jogando com o Cacá! Você pode acompanhar a postagem também no E aí, Tem Jogo?



Após as vitórias nas tomadas de Massarosa e Camaiore, a FEB foi enviada para o vilarejo de Borgo a Mozzano. A chegada da FEB ao vilarejo os levou a entrar no Vale do Rio Sercchio, evitando as defesas da Linha Gótica Alemã, ainda que os postos mais próximos dela já tivessem sido abandonados pelo Eixo, que recuou 15 quilometros para o norte.

A Linha Gótica representou uma das últimas barreiras de defesa alemã ao avanço aliado em direção ao norte, a partir da Itália. Sua finalidade principal era a de impedir o acesso aliado à Bolonha, pois isso liberaria o avanço aliado em direção ao vale do Pó e, consequentemente, ao passo de Brenner e à própria Alemanha.

Linha Gótica


Sabendo da posição dos alemães neste trecho da Linha Gótica, o comando dos EUA ordenou aos brasileiros que seguissem o curso paralelo ao Rio Sercchio, fazendo uso da rodovia SP-2 que corre paralela ao leito do Sercchio. A FEB, ao invés de investir contra as posições inimigas preparadas, realizou um movimento pelo flanco ao nordeste, desembocando em sua retaguarda.

Ponte sobre o Rio Sercchio

Um dos pontos chave dessa missão foi quando a FEB se deparou com uma fábrica de munições em Fornaci, que os alemães haviam abandonado intacta e tentaram recuperar em um contra-ataque. Essa fábrica foi um ponto importante na nossa partida de Memoir 44!

Bem, da fábrica os Expedicionários seguiram rumo ao norte para libertar Galiciano e Barga, tendo como um dos principais desafios a experiente 148ª Divisão Alemã... OU NÃO!?? VAMOS VER!

Esse é o background da segunda partida da campanha da FEB para Memoir 44 que estou jogando com o Cacá, do E aí, Tem Jogo? Essa partida mostrou que a campanha está cada vez mais tensa e que, conforme o jogo foi feito, espelha muito bem a realidade dos cenários da guerra!


As condições de vitória eram as seguintes, 5 medalhas, sendo que o Eixo já começava com uma medalha por estar posicionado no hexágono da fabrica de munições de Fornaci. E foi aí que o jogo se desenrolou!

Eu joguei como Aliados e o Cacá como Eixo, eu precisava tirar aquela medalha dele, então avancei com o pelotão de Rangers pra cima da fábrica! Foram algumas tentativas e um pelotão perdido, mas consegui tomar a fábrica, só que não tinha acabado ainda, era preciso sabotar o local para tirar definitivamente a medalha do Eixo, e eu falhei!

Nos turnos seguintes o Eixo conseguiu tomar de volta a fábrica, e a partida inteira se desenrolou praticamente em uma briga por UM hexágono! Resultado, o Cacá e seu exército do Eixo conseguiu derrotar 4 unidades do meu exército, mais a medalha da fábrica... Vitória do Eixo!


Na história real os Pracinhas conseguiram tomar a fábrica e em seguida a perderam em um contra-ataque alemão, e dali seguiram para o norte em direção a Galiciano e Barga, o meu erro nesse cenário foi não usar os tanques e os Pracinhas para atacar a fábrica, fui direto com os Rangers e acabei facilitando demais para o Eixo!

As próximas batalhas prometem mais tensão! Rumo a Monte Castelo! Fiquem de olho!

JH Podcast no Spreaker, assina lá: https://www.spreaker.com/jogadahistorica 
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário