quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Memoir 44 - Campanha da FEB Parte 1


Brasil, década de 40, a Segunda Grande Guerra acontecia na Europa e aqui vivíamos em um regime ditatorial, o Estado Novo Getulista, simpático ao modelo fascista dos países do Eixo.

Em agosto de 1941 é assinada a Carta do Atlântico, um documento que previa o alinhamento automático com qualquer nação do continente americano que fosse atacada por uma potência intercontinental.

No dia 7 de dezembro de 1941 os Estados Unidos são atacados em Pearl Harbor, e aqui no Brasil se dizia que "era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil ir para a Guerra..."
Getúlio Vargas se mantinha em cima do muro quanto ao apoio aos Aliados ou ao Eixo... O Brasil mantinha comércio com a Alemanha enquanto dialogava com a América de Roosevelt. Até que o Brasil adere aos compromissos da Carta do Atlântico, e em fevereiro de 1942 navios brasileiros sofrem ataques de torpedos de submarinos alemães como represália. Getúlio em meio a incentivos econômicos e a uma pressão diplomática, permite a instalação de bases norte-americanas na costa do nordeste. O Brasil declara guerra contra o Eixo.

A Cobra Fumou!


É isso aí meus amigos! Estou com o grande amigo Carlos Couto (do blog E aí, Tem Jogo?) para jogar a campanha da FEB de Memoir 44. A campanha pode ser baixada AQUI!
Após a declaração de guerra ao Eixo, a  Força Expedicionária Brasileira acumulou mais de 15.000 combatentes, mal treinados e mal equipados, integraram-se  ao 5º Exército dos Estados Unidos.
A campanha foi criada por Icles Rodrigues e Vinícius Fedel, e a partir de hoje vocês vão acompanhar aqui e no E aí, Tem jogo?

A primeira parte da nossa campanha é a Tomada de Massarosa e Camaiore, que aconteceu entre 16 e 18 de setembro de 1944, quando o primeiro escalão da FEB chegou a Nápoles, no sul da Itália. Os primeiros brasileiros que chegaram para a batalha formaram a Divisão de Infantaria Expedicionária, que seria incorporada ao 4º Corpo do 5º Exército Americano, comandado pelo General Mark Clark.


Do outro lado do campo de batalha os alemães e grupos fascistas locais - que lutavam ao lado do exército nazista - haviam recuado até os Montes Apeninos e estabeleceram defesas, tirando proveito das vantagens do terreno. O terreno montanhoso reduzia drasticamente a eficiência dos tanques, atrasava  a circulação de tropas e suprimentos, comunicação e etc.

Acima, os grupos fascistas recuados no alto dos montes tirando vantagem de uma posição estratégica.

O exercito alemão tomando conta das estradas para dificultar a passagem de suprimentos.


A Tomada de Massarosa e Camaiore foi o batismo da FEB na Segunda Guerra Mundial, após um tempo de preparação e adaptação ao ambiente, em 16 de setembro se iniciou a tomada, ao norte de Pisa e com a ajuda de três unidades de tanque do 5º Exército se aproveitaram das estradas e ferrovias para manter suprimentos.

Os alemães estavam cientes da pressão que sofriam com a dificuldade de manter suas posições, e foram gradativamente recuando para as montanhas, a fim de estabelecer melhores defesas.

A participação da FEB nessa operação ao lado do 5º Exército foi de exprema importância, nesse momento, o objetivo das tropas aliadas ali sediadas era impedir o deslocamento alemão para a França, onde se preparava a ofensiva final aliada. Era necessário, assim, manter o exército alemão sob constante pressão. As primeiras vitórias brasileiras ocorreram em setembro de 1944, com a tomada das localidades de Massarosa, Camaiore e Monte Prano.

A partida foi muito boa! O Cacá jogou com o exercito Aliado e eu joguei com o Eixo. O cenário foi muito bem construído pois conseguiu representar a dificuldade do exército alemão em atacar e a sua facilidade em se defender.
Tive que trabalhar duro para avançar sem perder soldados, e a partida terminou com a vitória aliada!

E no final os aliados venceram a batalha, acima uma fotografia dos moradores de Massarosa saudando os pracinhas da FEB!


JH Podcast no Spreaker, assina lá: https://www.spreaker.com/jogadahistorica 
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário