terça-feira, 12 de março de 2019

Crusaders - Rumo à Terra Santa


Hoje vamos voltar para o século XI junto com nobres, reis, padres, mendigos e (talvez) crianças para tomar a Terra Santa e Jerusalém das garras infiéis e estabelecer o controle cristão dessas terras!

Estou falando de Crusaders: Thy Will Be Done, jogo da Tasty Minstrel Games (TMG) e trazido para o Brasil pela Kronos Games.

Crusaders é um jogo com um leve controle de área onde o jogador é um Grão-Mestre de uma das ordens de cavalaria da época das Cruzadas e deve espalhar sua influência pela Europa rumo ao oriente combatendo inimigos!

Para quem quiser um resumo de como é o jogo, sugiro a análise do amigo Cacá (E aí, tem jogo?), está muito boa! Agora vamos matar a curiosidade sobre as ordens de cavalaria!

O jogo trás 10 ordens que são sorteadas no início da partida e dão uma assimetria pra o jogo, são ordens que não necessariamente coexistiram e algumas existem até hoje.

A Ordem do Santo Sepúlcro foi fundada em 1099 e é considerada uma das mais antigas, ela continua a existir e é protegida pela Santa Sé. Seu fundador foi o Duque Godofredo de Bulhão, um dos líderes da Primeira Cruzada e o primeiro governante do Reino de Jerusalém. 
Após a conquista de Jerusalém foram feitos votos de obediência sob o juramento de dar a própria vida em proteção ao Santo Sepulcro, onde segundo a tradição, Jesus teria sido crucificado.
A Ordem existe até hoje, e sua responsabilidade é de cuidar do Patriarcado Latino de Jerusalém (arquidiocese).

Cruz da Ordem do Santo Sepulcro

Os Calaveiros Hospitalários nem sempre tiveram esse nome e não nasceram como uma ordem militar. Durante a Primeira Cruzada alguns mercadores fundaram em Jerusalém uma casa religiosa para recolher os peregrinos, essa casa cresceu e passou a operar sob a Igreja de São Bento, contando mais tarde como um hospital. Essa iniciativa foi financiada por um tempo pelo Duque Godofredo de Bulhões e essa iniciativa veio a ser conhecida como a congregação de São João Batista. Em 1113 essa congregação é reconhecida pelo Papa e alguns anos depois  esse serviço de proteção aos doentes passaria a contar também com serviços militares, fundando assim a Ordem dos Cavaleiros Hospitalários. Essa ordem surgiu em função das ameaças muçulmanas que os cristãos sofriam em sua jornada de fé para a Terra Santa. Essa ordem sobreviveu à Idade Média e recebeu de Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico a doação da Ilha de Malta, em 1530. Assim os Hospitalários mudam de nome para Ordem de Malta.

Cruz de Malta, dos Cavaleiros Hospitalários 

Há um pequeno deslize no tile dos Cavaleiros Hospitalários no jogo, a colocando com o fundo vermelho, essa cor foi adotada muito depois das Cruzadas.

A Ordem de Santiago recebeu o nome do patrono da Espanha, São Tiago, e pra mim não foi bem uma ordem a participar das Cruzadas no "sentido clássico", vou explicar... Os Cavaleiros de Santiago lutaram sim contra os muçulmanos, e isso conta como uma cruzada religiosa. A Ordem foi criada para proteger os peregrinos que viajavam pelo Caminho de Santiago de Compostela, e eles ajudaram a derrotar os mouros na Península Ibérica durante a Reconquista. 
Por ter uma das cruzes mais legais das ordens de cavalaria, eu acho que mereceu estar no jogo!

Cruz da Ordem de Santiago

Os Cavaleiros de São Lázaro são uma das ordens menos conhecidas, foi fundada em um hospital que cuidava de doentes com hanseníase (lepra), e seus membros cuidavam desses enfermos. Dizem que alguns de seus cavaleiros também possuíam a doença. Seu objetivo era defender a fé cristã e cuidar dos enfermos que sofriam dessa doença. 

Cruz da Ordem de São Lázaro


As Ordens de Calatrava, Alcântara, Aviz e Montesa compartilham origens...

A Ordem de Calatrava foi a primeira Ordem fundada em Castela. No ano de 1150 o Rei Afonso VII de Leão doou aos Cavaleiros Templários  os domínios do Castelo de Calatrava para que eles defendessem os domínios das invasões dos Mouros. A ordem cresceu muito rápido e em 1164 foi reconhecida e ratificada pelo Papa Alexandre III.

Em 1214 a defesa da vila de Alcântara foi outorgada à Ordem de Calatrava, mas eles renunciaram à defesa quatro anos depois, foi então que Afonso IX de Leão concedeu esse direito para os recém formados Cavaleiros de São Julião. Por terem como base a vila de Alcântara, e devido ao desaparecimento do seu nome original,  a partir de 1253 seus mestres começaram a se intitular Mestres da Ordem de Alcântara.

Outra história envolvendo a Ordem de Calatrava diz respeito a sua chegada em território português e a fundação da Ordem de Aviz a primeira ordem de cavaleiros de Portugal. A fundação da Ordem de Aviz é coberta por lendas e teorias. Uma dessas teorias é de que em 1166 os Cavaleiros de Calatrava formaram uma milícia em Évora, nascendo assim a Ordem de Aviz, porém essa teoria é desacreditada. O que liga a Ordem de Aviz à Ordem de Calatrava foram doações feitas à milícia de Aviz pela Ordem de Calatrava.
 
A Ordem de Montesa sequer participou das Cruzadas... Foi fundada em 1317, após o fim da Ordem dos Cavaleiros Templários, e também tem relação com a Ordem de Calatrava! Após a morte de Afonso I de Aragão, em 1134, seus domínios foram repartidos entre os Templários, Hospitalários e a Ordem do Santo Sepúlcro, nascendo assim um ramo Aragonês dos Cavaleiros Templários. Esse ramo foi inocentado no julgamento dos Templários, mas a Bula Papal de Clemente V, que suprimiu a Ordem dos Templários também foi aplicada a esse ramo. Em protesto, Jaime II de Aragão solicitou ao Papa os rendimentos auferidos em Aragão e Valença para que ele fundasse uma ordem militar para defender as fronteiras contra os Mouros e piratas.
O pedido não foi atendido pelo Papa Clemente V, mas sim pelo seu sucessor João XXII. A ordem foi filiada à Ordem de Calatrava, de onde recebeu seus dez primeiros cavaleiros.

Cruz da Ordem de Calatrava

Cruz da Ordem de Alcântara

Cruz da Ordem de Aviz

Cruz da Ordem de Montesa

 

Os Cavaleiros Teutônicos foram uma ordem muito poderosa durante as Cruzadas ao lado dos Templários e Hospitalários. Foi fundada durante a Terceira Cruzada em 1190 na cidade de Acre, norte de Israel para auxiliar os germânicos feridos.
Após o fim das Cruzadas a Ordem se mudou para o norte da Europa para ajudar na defesa de fronteiras da Romênia e Hungria. A Ordem ressurgiu em 1929 como uma ordem puramente religiosa destinada à caridade.
 
Cruz Teutônica (uma das primeiras variações)
 

Cruz Teutônica atual

Por fim, a Ordem Templária ou a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão foi fuindada no final da Primeira Cruzada para proteger os cristãos que começaram a peregrinar para Jerusalém após a conquista em 1096. Foi fundada por Hugo de Payens (falo dele no post sobre o jogo Troyes) em 1118 e oficializada no Concílio de Troyes em 1129.
De uma "pobre ordem" ela cresceu e se tornou uma das Ordens de cavalaria mais famosas devido às Cruzadas.

A Ordem dos Templários se torna riquíssima, chegando a emprestar dinheiro para o Rei Felipe IV da França, que após a cobrança das dívidas pelos Templários usou de sua influência com o Papa Clemente V para a criminalização e extinção da Ordem, os acusando de heresia e diversos outros crimes.

O jogo Crusaders: Thy Will Be Done é um jogo muito legal e gostoso de se jogar, mas é cheio de inconsistências históricas. O manual do jogo diz, por exemplo, que:

"Conforme as ordens crescem em força, o Rei Felipe fica apreensivo, eventualmente vindo a convencer o Papa a dissolvê-las, o que marca o fim do jogo. [...] Neste ponto, a Ordem do Templo e outras ordens similares se tornaram tão poderosas e influentes que o Rei Felipe as dissolveu!"
Não foi bem assim... Ele dissolveu a Ordem dos Templários. Mas o próprio autor deixa claro que a inclusão das Ordens de Cavalaria no jogo foi uma "licença poética" para que em um jogo competitivo os jogadores não pertencessem a um mesmo grupo! Mandou bem!

Deixo aqui, para encerrar a declaração do autor no manual do jogo.

"Este jogo de estratégia não se baseia nas Cruzadas em si, mas na influência crescente das ordens de cruzados, tais como os Cavaleiros Templários, conforme criavam uma grande infraestrutura econômica, desenvolviam uma das primeiras formas de comércio bancário e construíam fortificações por toda a Europa, até ficarem tão influentes que o Rei Felipe, em débito para com eles e temeroso do seu poder, os dissolveu (e pior). Essa é, basicamente, a história dos Cavaleiros do Templo. Usamos licença poética para incluir outras ordens militares no jogo, das quais somente algumas atuaram junto aos Templários e muitas das quais não compartilharam o mesmo destino."

Bem, quer ler outros reviews sobre o Crusaders? Tá aí os links!





Aproveite e nos siga nas redes sociais! É muito importante sua participação!

Instagram @jogadahistórica.
Facebook.com/jogadahistorica
Canal da Ludopedia do Jogada Histórica!
E no Blog: jogadahistorica.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário